Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
17/04/2014

Segurança Pública inicia nova gestão no repasse de recursos para as unidades policiais

A Secretaria da Segurança Pública liberou, nesta semana, os valores relativos ao Fundo Rotativo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná. O sistema, agora totalmente informatizado, permitirá uma gestão descentralizada, atendendo a todas as demandas locais das unidades policiais, como materiais de consumo, serviço de terceiros e cota extra para combustíveis.

“É uma grande mudança de gestão. Estamos implantando um sistema mais transparente, com uma gestão comunitária, que permite o acompanhamento dos custos pela população”, afirma o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher. O sistema é similar ao modelo adotado pela Secretaria de Estado da Educação em todos os colégios paranaenses.

“Temos um avanço considerável com a implantação deste sistema, chegando a um nível de atendimento até os destacamentos. Espero que consigamos aplicar este dinheiro da melhor maneira possível e assim consolidar o Fundo Rotativo”, afirma o comandante-geral da PM, coronel Cesar Vinicius Kogut.

Isso porque, com a implantação desse método, uma das diferenças é que o recurso chegará até municípios pequenos – que não possuem uma Companhia de Polícia, por exemplo – ou até cada Unidade Paraná Seguro (UPS), o que não ocorria até então. “Dessa forma, será possível gerenciar problemas pontuais de maneira mais ágil, permitindo que os comandantes tenham foco total na atividade operacional, visando a redução dos índices de criminalidade”, acrescenta o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, Lanes Randal Prates Marques.

Segundo a Diretoria de Finanças da PM, a primeira versão do manual do Fundo Rotativo já está disponível na intranet para esclarecimento de dúvidas. Ao todo serão 645 gestores que irão utilizar o sistema para aplicar seus recursos.

PAGAMENTOS – Desde o final de março, todas as faturas de combustível e de manutenção (oficinas) vinculadas ao Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp) foram quitadas, de acordo com informações da Diretoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública.

Da mesma forma, os pagamentos a policiais que sofreram acidente enquanto estavam em serviço também estão regularizados. A Segurança Pública é responsável por aprovar os pagamento dos tratamentos, serviços de enfermagem, medicamentos e equipamentos necessários aos policiais que sofreram danos permanentes.

Fonte: assessoria SESP