Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/10/2014

Moraes parabeniza PM pela Operação Três Planaltos

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, elogiou, nesta quinta-feira, o excelente desempenho da Policia Militar na condução da Operação Três Planaltos. A ação resultou na prisão de 190 pessoas e apreensão de 23 armas de fogo.

“A PM do Paraná mostra que está realmente comprometida com o combate ao crime. Parabenizo a todos os participantes desta importante operação”, destacou o parlamentar.


Durante a operação, a PM abordou mais de 44 mil pessoas, o que resultou em 190 prisões e na apreensão de 43 adolescentes. Nas ações, que iniciaram na última sexta-feira (17) e seguiram até domingo (19), foram apreendidas 23 armas de fogo, mais de 11 quilos de maconha e recuperados 23 veículos, além da emissão de 2.533 autos de infração de trânsito.

O intuito da operação é retirar armas e drogas das ruas, combater a criminalidade e dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e de prisão. O objetivo da PM com estas ações também é fortalecer os laços de parceria com a comunidade, por meio do policiamento comunitário, evidenciando o compromisso da corporação pela garantia da vida e da segurança dos paranaenses.

Foram 26.965 veículos abordados, dos quais 947 foram apreendidos e 23 recuperados, além de 1.727 locais vistoriados. Na operação foram lavrados 2.533 autos de infração de trânsito e emitidas 18 notificações por conduzir veículo sob o efeito de álcool. Também houve a apreensão de 1,13 quilo de cocaína e de 3,36 quilos de crack. A PM também apreendeu 66 animais silvestres.

Participaram da operação os sete Comandos Regionais da PM (CRPMs), estabelecidos em todas as regiões do Estado, os quais empregaram seus respectivos batalhões e companhias independentes nas atividades de blitze, bloqueios de trânsito e abordagens nos locais de maior movimentação de pessoas e veículos, além da intensificação do policiamento nas áreas com maior índice de crimes (roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas) identificadas por meio da análise criminal.

Esta edição da Operação Três Planaltos contou com a participação também das unidades especializadas como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), o Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), o Regimento de Polícia Montada (RPMon) e o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer).