Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/03/2015

Polícia passa a usar helicóptero em operações noturnas

Desde a última sexta-feira (20) que a Segurança Pública do Paraná contar com um novo aliado no combate à criminalidade: as operações aéreas policiais serão mais frequentes no período noturno.

Para garantir a ação, foi assinado um termo de compromisso entre o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), no bairro Bacacheri, em Curitiba. O Cindacta é responsável pelo controle de toda a movimentação aérea no Sul e parte do Sudeste do País.

Para voar, os helicópteros do Governo do Estado precisam de autorização prévia do Cindacta. Dessa forma, o documento assinado nesta sexta regulamenta esse procedimento, ao autorizar e priorizar voos noturnos das aeronaves do BPMOA para atendimento a ocorrências e operações policiais de patrulhamento, resgate e transporte. A autorização válida até agora era somente para o período diurno.

Pela agilidade no deslocamento e visão privilegiada, a aeronave pode fazer a diferença em uma ocorrência. Os helicópteros poderão, inclusive, ser acionados imediatamente para acompanhar uma perseguição após roubo a caixa eletrônico.