Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/06/2015

Paraná incinera 23,4 toneladas de drogas apreendidas pela Polícia

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Previdenciária incinerou nesta segunda-feira (22) cinco toneladas de drogas apreendidas pela polícia em operações realizadas em Curitiba e Região Metropolitana.
Durante a semana, 23,4 toneladas de drogas, entre maconha, cocaína, crack, êxtasy e LSD serão incineradas em Laranjeiras do Sul, São Mateus do Sul, Foz do Iguaçu, Umuarama, Nova Esperança, Ponta Grossa, Cascavel, Campo Mourão, Londrina, Cianorte e Francisco Beltrão. A ação fez parte da Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, que começou dia 19 e vai até a próxima sexta-feira (26).

As ações do Estado na área de fronteira, com a instalação do Batalhão de Polícia da Fronteira (BPFron) que atua, entre outras questões, no combate ao tráfico de drogas, colaboraram substancialmente com o sucesso da operação.

OPERAÇÃO CONJUNTA – As drogas incineradas foram apreendidas em ações da Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc). Somente no primeiro trimestre de 2015, mais de 13,7 toneladas foram retiradas das ruas. Do total, 13.023,41 quilos são de maconha, além de 115,15 quilos de cocaína e de 566,68 quilos de crack, que são as três drogas mais comuns registradas nas apreensões.

Depois de apreendida, toda a droga é recolhida como prova junto aos inquéritos policiais e, depois, os entorpecentes têm que ser destruído. Para que haja a incineração, é necessária a autorização do Poder Judiciário.