Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
01/10/2015

Mais da metade dos municípios não teve crimes contra a vida no primeiro semestre

Dos 399 municípios do Paraná, 203 não tiveram nenhuma ocorrência de crimes contra a vida no primeiro semestre de 2015. Esses municípios, que correspondem a 51% do total, não tiveram nenhum homicídio doloso (com intenção de matar), latrocínio (roubo seguido de morte) ou lesão corporal seguida de morte.

No primeiro semestre, foram 217 as cidades sem ocorrências de homicídios dolosos, o equivalente a 54% do total. Os dados são do Relatório Estatístico Criminal da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Segurança Pública.

Todo o Paraná apresentou nova queda no índice de homicídios, no período: -9%, na comparação com o ano anterior. Este é o terceiro ano consecutivo em que o índice cai nos primeiros seis meses do ano.

DADOS – Todas as 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) do Paraná tiveram cidades sem homicídios no primeiro semestre. Entre os 20 municípios da região de Cornélio Procópio, por exemplo, 11 não tiveram nenhum assassinato. O mesmo ocorreu com sete cidades da região de Campo Mourão (que tem um total de 15); 12 na região de Maringá; 14 na de Jacarezinho; 14 na de Apucarana; e outras dez na região de Rolândia.

Na região de fronteira, não houve homicídios dolosos em 88 municípios no primeiro semestre, sendo oito cidades na região de Pato Branco; 19 na de Francisco Beltrão; 12 na de Cascavel; 16 na de Toledo; 16 na de Umuarama; e outras 17 na de Paranavaí.

METAS – A proteção à vida é prioridade do Governo do Estado. Em 2011, foram projetadas metas de redução de homicídio doloso, no Plano Plurianual, e quem vêm sendo alcançadas.

A intenção é fechar 2015 com uma taxa de 21,5 homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes. Em 2014, o Paraná fechou o ano com uma taxa de 22,6, dentro da meta estabelecida para o período.

Fonte: Aenoticias