Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
19/03/2018

Moraes cobra aquisição de novos coletes balísticos

Duas emendas apresentadas pelo deputado Mauro Moraes, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, ao orçamento de 2018, garantem R$8 milhões para a compra de coletes balísticos e armamento para as forças de segurança. Apesar da existência de recursos, muitos Batalhões da Polícia Militar ainda trabalham com o sistema de rodízio de coletes.

De acordo com estimativa apresentadas por policiais militares ao parlamentar em reuniões e visitas técnicas a Batalhões, Cias Independentes e Pelotões da PM em todo o Paraná, mais de 5 mil coletes balísticos estão vencidos ou próximos da data de vencimento. Em decorrência disso, muitas unidades já adoraram um sistema de compartilhamento de equipamentos que ainda estão em condições de uso. Ou seja, o material fica disponível ao policial apenas durante sua escala de trabalho e de modo compartilhado. “É evidente que os policiais continuam sendo alvo de criminosos mesmo após o término da sua escala de trabalho”, ressalta Moraes.

Em breve, um segundo lote também terá sua validade expirada. “Ou seja, teremos mais de 10 mil policiais correndo risco de morte”, alerta. Para fazer frente ao número de policiais que utilizam este importante equipamento de segurança, o governo teria que abrir licitação para a compra de pelo menos 20 mil coletes.