Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
13/03/2008

Comissão de Segurança poderá convocar secretário

Segundo Moraes, nesta reunião, o Secretario de Segurança poderá ser convidado para participar de uma audiência pública ou até mesmo ser convocado pela comissão. O parlamentar entende que a SESP não vem respondendo aos ofícios enviados pela Assembléia e não pode ficar omissa face ao crescimento da criminalidade no Paraná. Sempre é bom repetir, que Curitiba, antes referência nacional de boa qualidade de vida, hoje tem igualados os índices de violência ao Rio de Janeiro e ultrapassa os da capital paulista.

O presidente da Comissão de Segurança acredita que a derrubada do veto do governador a projeto de sua autoria, que determina a transparência de dados, é um dos importantes passos para deter a violência através do conhecimento dos crimes cometidos, da sua freqüência e dos locais de maior risco, não só em Curitiba como em todo o Estado. ”Projetos de igual teor são usados com eficácia comprovada em países das Américas Latina e do Norte”, garante Moraes.

Outro ponto importante a ser regularizado pela Secretaria de Segurança, na opinião do parlamentar, é a situação de verdadeiro caos em que se encontram as delegacias e distritos policiais de todo Estado do Paraná. “É alarmante o estado de superpopulação carcerária, aliada a falta de higiene total e doenças dos presos, cujas conseqüências podem ser deduzidas facilmente: um engaiolamento desumano, gerador de injustiças e mais violência”, criticou. O Disk Denúncia a ser instalado pela Comissão de Segurança, poderá tranqüilizar a população que cada vez mais faz críticas severas a comportamentos abusivos por parte das polícias, “que acreditamos precisam de mais orientação e preparo para lidar com a questão da violência”.

“Confiamos, como membros da Comissão de Segurança que esta pauta vai traçar os primeiros passos para estancar a violência que começa a afugentar turistas e moradores da Capital, tal a sua intensidade”, concluiu.