Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
08/02/2012

Comando da PM explica atuação da policia durante evento carnavalesco na capital

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa recebeu, nesta quarta-feira, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Roberson Bondaruck, que falou sobre a ação policial ocorrida no último domingo, no Largo da Ordem. Participaram também da reunião extraordinária o Subcomandante da PM, Coronel Cesar Souza, e o Comandante do 1º CRCM, Coronel Ademar Cunha Sobrinho.

Durante a reunião, o Comandante-Geral da PM falou sobre o episódio recente em que policiais foram vitimas da agressão de civis que permaneceram nos arredores do bairro histórico após o encerramento do evento que reuniu cerca de 7 mil foliões. Segundo o Comandante, uma sindicância irá averiguar se houve ou não abuso da policia durante a ação de dispersão de populares.

Ao fazer uso da palavra, o Subcomandante da PM relatou o quanto é difícil garantir policiamento em eventos simultâneos com um efetivo insuficiente para atender a capital. Contudo, afirmou que, tão logo a Polícia foi acionada por moradores e comerciantes locais, viaturas foram enviadas para dispersar “baderneiros” que permaneceram nos arredores do Largo da Ordem. Ao serem recebidos com pedradas e garrafas, os policiais solicitaram reforço.

“A policia acompanhou todo o evento e, encerrada a festa, foi acionada por civis para conter a ação de baderneiros. Alguns policias foram agredidos no exercício da função, o que gera grande preocupação quando isso ocorre durante o evento que reúne um número muito grande pessoas”, comenta Moraes.

Para o parlamentar, não há, até o momento, indícios de que a policia cometeu excessos. “Muito pelo contrário. Diante das informações que temos é possível dizer que, ao agir com firmeza, a polícia evitou tumulto ainda maior”, destaca.