Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
02/03/2012

Curitiba recebe a primeira Unidade do Paraná Seguro

Após a ocupação de policias militares, civis e da Guarda Municipal em parte do bairro Uberaba, Curitiba será o ponto de partida para a implantação da Unidade do Paraná Seguro (UPs). A capital paranaense terá 10 unidades instaladas nas regiões que registram maiores índices de criminalidade.

A ação inicial foi comemorada pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, que sempre demonstrou preocupação com o crescimento desenfreado da violência em todo o estado, sobretudo em Curitiba e Região Metropolitana. As unidades, de acordo com o parlamentar, terão a função de devolver aos moradores de diversos bairros a tranquilidade retirada pelo tráfico de drogas. “A presença permanente da polícia certamente irá reprimir a ação de traficantes. As politicas de segurança não poderiam excluir ações mais efetivas como a retomada de pontos antes dominados por traficantes”, elogia a operação policial no bairro Uberaba, que servirá de exemplo para outras localidades.

A operação policial desta quinta-feira teve a participação de 450 homens da Polícia Civil, tropas especiais da Polícia Militar e unidades da Guarda Municipal de Curitiba. O objetivo era cumprir 34 mandados de prisão de acusados de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas e abrir caminho para implantação da UPS. A região do Uberaba, onde ficam as vilas que foram alvo da operação desta quinta-feira, terá duas bases de UPS.

Na ação de congelamento da região, policiais tomaram áreas da Vila Audi, Vila União Ferroviária, Jardim Icaraí, Vila Solitude II, Moradias Marumbi I e II, Moradias Lotiguassu, Vila Yasmim, Vila Reno, Jardim Alvorada II, Moradias Itiberê, Moradias Cairo e Jardim Torres – integrantes do bairro Uberaba, que apresenta elevado índice de homicídios e crimes relacionados ao tráfico. A população estimada da região ocupada é de 20 mil pessoas.