Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
02/03/2012

Bairro da capital permanecerá ocupado por centenas de policiais

A operação desencadeada nesta quinta-feira (01/03) pelas polícias Civil e Militar no bairro Uberaba, em Curitiba, para a instalação da Unidade do Paraná Seguro (UPS) vai manter centenas de homens na região pelos próximos dias. A fase inicial – que segue o modelo de “congelamento” da área, com viaturas nas saídas e abordagem de pessoas e veículos – continua até a meia-noite desta quinta-feira.

O passo seguinte da estratégia é a implantação do policiamento comunitário. Cerca de 60 policiais especialmente treinados atuarão na região. Eles farão visitas domiciliares, estabelecendo contato com os moradores e explicando a nova filosofia de trabalho, que pressupõe proximidade e colaboração entre polícia e comunidade, com o objetivo comum de reduzir a criminalidade.

A operação desta quinta-feira resultou, até o meio-dia, na abordagem de 2.371 pessoas e de 1.351 veículos – entre os quais um carro roubado, que foi recuperado. Três pessoas foram presas, somando-se às prisões realizadas nas últimas semanas, durante a fase de preparação da operação – que marca o início do processo de implantação da primeira Unidade do Paraná Seguro (UPS) no Paraná. Também foram emitidas sete multas de trânsito.

A ação em vilas do bairro foi precedida de um intenso trabalho de inteligência policial, iniciado em setembro do ano passado. Nesse período, as polícias Militar e Civil fizeram um mapeamento completo da região para identificar traficantes, pontos de vendas de drogas e a presença de homicidas na área. Como resultado desse trabalho, foram presas em novembro e dezembro 12 pessoas ligadas ao tráfico de drogas na área, e mais duas nos últimos dias. “Foi um trabalho profilático prévio, para preparar a entrada da polícia na região”, disse o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.

SERVIÇOS PÚBLICOS – O Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba reforçarão os serviços públicos na região do Uberaba, como estratégia de fixação das UPS´s. O esforço envolverá estruturas das áreas de educação, saúde, emprego, lazer, defesa social e infraestrutura.