Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
20/03/2012

‘Governo federal deve reagir para conter inflação e retomar o crescimento’, diz Moraes

A desaceleração do crescimento econômico do Brasil, acompanhada da alta da inflação, acendeu a luz vermelha em todos os estados brasileiros. Para evitar que o reflexo do fraco desempenho da economia do país em 2011 interfira de maneira mais incisiva no dia a dia dos brasileiros, “o governo deve reagir e conter a inflação”, defende o deputado Mauro Moraes.

Desde 2006 que o Brasil não assiste a um crescimento tão pífio de sua economia. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país cresceu, entre 2010 e 2011, apenas 2.7%. O índice é o menor da América do Sul, cuja média de expansão foi de 4%. “Crescemos menos que a Colombia (5,8%), Equador (9%) e Suriname (3%)”, lamenta o parlamentar.

O governo federal atribui a desaceleração a uma série de medidas adotadas anteriormente para conter os efeitos da crise mundial (2008/2009) no Brasil. Durante este período, o país registrou uma expansão de 7,5% do seu Produto Interno Bruto (PIB). Em compensação, viu a inflação crescer na mesma proporção. “O governo federal precisa adotar medidas para evitar que a desaceleração da economia e o aumento dos juros interfiram na renda da população. Isso sim seria desastroso”, ressalta Moraes.