Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
20/03/2012

Moraes propõe alteração no limite de idade para ingresso na PM

Para corrigir uma injustiça que acaba com o sonho de muitos aprovados em concurso para ingresso na PM, que ficam de fora por atingir a idade limite de 30 anos para a inclusão, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, defende alterações nos novos editais de concurso.

A primeira alteração proposta pelo parlamentar substitui a palavra “inclusão” pelo termo “inscrição”. A segunda limita a idade de ingresso de 30 para 32 anos. Ao preencher a ficha para a disputa, o candidato não poderá ter mais de 32 anos. Com isso, o aprovado não será atingido pela linha de corte de idade quando for chamado.

“A questão é limitar o ingresso no ato da inscrição”, comenta Moraes. Atualmente, o corte é feito durante a fase de chamamento, prejudicando os aprovados que passaram pelo processo antes dos 30 anos, mas que aguardaram por mais de dois anos o chamamento. “É o direito de quem é aprovado em concurso público assumir a vaga após um longo período de espera”, defende Moraes. Se acatada, a medida valerá apenas para os próximos concursos. O governo pretende lançar um novo edital até o segundo semestre deste ano.