Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
13/06/2012

Moraes elogia esforço do MP para resolver inquéritos sobre mortes violentas

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, elogiou hoje o trabalho que vem sendo feito pelo Ministério Público do Estado para concluir inquéritos relativos a mortes violentas. “É muito importante o envolvimento do Ministério Público em ações colaborativas com as forças de segurança”, destaca o parlamentar.

De acordo com levantamento feito pelo Órgão, o Paraná conseguiu resolver 76,7% dos inquéritos relativos a mortes violentas ou suspeitas, ocorridas até 31 de dezembro de 2007, incluídas na Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). Em abril de 2011, o estado tinha um estoque de 7.352 inquéritos nesses parâmetros. Em abril deste ano, esse número caiu para 1.710. Os dados estão consolidados no “Inqueritômetro”, banco de dados do Conselho Nacional do Ministério Público, que registra a movimentação dos inquéritos abrangidos pela Meta 2.

No total, foram resolvidos 5.642 inquéritos. Desse número, 40% foram denunciados, 58% arquivados e 3% desclassificados (por não serem homicídios, mas outros tipos de crime, como latrocínio ou lesão corporal seguida de morte, por exemplo). Em Curitiba, 91,76% dos casos foram solucionados. Havia 1.700 inquéritos no início da meta, hoje há apenas 140.