Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/06/2012

“O Paraná está recuperando uma perda de oito anos”, avalia Moraes

O descaso do governo anterior com a segurança pública no Paraná fez com que toda a estrutura empregada pelo Estado para combater a criminalidade regredisse no tempo, reduzindo os quadros das forças de segurança. “O governo Beto Richa vem fazendo um grande esforço para recompor os efetivos da polícias Civil e Militar”, destaca o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Mauro Moraes.

Além da recomposição das tropas, o governo vem promovendo mudanças na estrutura física policial, incluindo a compra de viaturas e o investimento em equipamentos para a reativação de módulos policiais.


Moraes lamenta o fato de que muitos problemas gerados pela inoperância do governo passado na área da segurança ainda não foram totalmente resolvidos. “A recomposição das forças policiais já é uma realidade, pois o governo já contratou novos profissionais, que estão em fase de treinamento”, ressalta. Recentemente, o governo anunciou o lançamento de um edital para a contratação de 400 delegados. “Mais da metade dos municípios paranaenses não possui um delegado em tempo integral. Com essa contratação, teremos a certeza de que a Polícia Civil estará presente em todas as cidades do Paraná”, afirma o parlamentar.

O deputado comenta ainda que em breve serão feitas novas contratações com a nomeação de aprovados em último concurso da Polícia Civil. “São homens e mulheres que se esforçaram por uma boa colocação no processo seletivo e que aguardam apenas suas nomeações”, comenta.

Com a recomposição dos quadros da segurança, o estado também poderá resolver outro grande problema: a superlotação de presídios e a permanência de presos em delegacias. “O governo está reagindo ao descaso de oito anos, com a contratação de policiais, compra de viaturas e construção de delegacias. Em breve, o Paraná poderá se orgulhar novamente de ser um estado seguro”, frisa Moraes.