Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
05/07/2012

Maior operação policial já realizada no Paraná leva a redução de homicídios


O Paraná registrou em junho uma redução de 9% no número de assassinatos, em comparação com o mês anterior, segundo dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (5). A redução está associada a uma grande operação preventiva realizada nas últimas semanas pelas polícias Militar e Civil, com apoio de guardas municipais, em todo o Estado. Batizada de Operação São João, ela mobilizou, de 11 de junho até segunda-feira (2), 3.427 homens, que intensificaram o policiamento nos 399 municípios paranaenses.

Em apoio aos policiais, foram utilizadas 1.613 viaturas, 35 cavalos, 14 cães de faro e um helicóptero. A operação apreendeu 56 armas de fogo e 707 quilos de maconha e prendeu 210 suspeitos. A ação foi determinada pelo comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, e comandada pelo subcomandante-geral da PM, coronel César Alberto Souza. “Esta é a maior operação policial da história do Paraná. É a primeira vez que a PM realiza uma ação em todos os municípios simultaneamente”, enfatiza coronel César.

Ele explica que a operação foi planejada com base em números que indicavam uma tendência de aumento dos índices de criminalidade para o segundo semestre do ano, em comparação com 2011. “Para evitar que isso ocorresse lançamos a operação preventiva e com as apreensões e prisões coibimos ações de criminalidade”, afirma César.

Por conta da presença maciça de policiais em municípios que antes não recebiam policiamento especializado, os dados do sistema de estatística da Secretaria de Segurança – o SiscopWeb – apontam redução de 9% no número de homicídios de maio para junho. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a redução foi de 24,3%.

De acordo com o coronel César, em Curitiba houve também uma redução expressiva, de 28,07%, na comparação entre o número de homicídios de junho deste ano com o de junho de 2011. “Procuramos restaurar a presença policial, levando equipes especializadas, como do Bope (Batalhão de Operações Especiais) a todos os comandos regionais, fortalecendo, assim, o cinturão de segurança do Paraná”, afirma.

RESULTADOS – A Operação São João apreendeu 31 revólveres, sete pistolas, cinco garruchas e 13 carabinas, além de cinco simulacros e 292 munições. O relatório da Secretaria da Segurança Pública aponta que, de janeiro a maio, em Curitiba, 81,37% dos homicídios dolosos foram cometidos com o uso de arma de fogo e, desses, 27,37% foram cometidos por usuários de drogas ou envolvidos com o tráfico de entorpecentes. A maioria dos autores é homem (91,63%) com idade entre 18 e 29 anos (57,03%).

Em todo o Estado, os policiais recolheram 707,1 quilos de maconha, 1,689 quilo de cocaína, 1.847 pedras de crack e 852 porções de outras drogas. A mesma operação abordou 39.852 pessoas, das quais 48 foram apreendidas, 210 detidas e 20 assistidas. Dos 13.464 veículos abordados, 333 foram apreendidos e 18 recuperados.

“Este resultado mostra a importância da abordagem policial, que além de ser um procedimento padrão da polícia, que pode ser aplicado a qualquer cidadão, evita que as pessoas transitem armadas, auxilia na prisão de foragidos, homicidas e suspeitos de crimes em geral e identifica porte ilegal de arma ou de drogas ilegais”, destaca César.

PARANÁ SEGURO – A operação faz parte do Programa Paraná Seguro do Governo do Estado, que prevê readequação na segurança pública do estado, e envolveu todos os comandos regionais da PM (com seus batalhões e companhias independentes) e as unidades especializadas (Grupamento Aéreo Policial – Graer, Batalhão de Operações Especiais – Bope, Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRv, Batalhão de Polícia Ambiental – BPAmb, Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC, Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, Regimento de Polícia Montada – RPMon, Batalhão de Polícia de Guarda – BPGd e Companhia de Eventos).

FÉRIAS – A Polícia Militar continuará com trabalho forte de prevenção em todo o Estado. Nesta sexta-feira (06), será lançada a Operação Férias Escolares. Cerca de 900 policiais militares vão reforçar o policiamento nas principais cidades do Paraná. “Para isso o expediente administrativo da corporação será reduzido em 50% e os policiais serão enviados às ruas”, revela o subcomandante-geral.

Baseado nas estatísticas, estes policiais irão para as ruas em dias, horários e locais que apresentem grande fluxo de pessoas que seguem para o comércio ou outras regiões para fazer compras ou aproveitar as férias. “Elas poderão fazer isso com tranquilidade, pois a Polícia Miliar estará sempre por perto para garantir a segurança”, afirma o coronel César. “Este reforço se somará ao efetivo regular do estado como uma malha de recobrimento”.