Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
10/08/2012

Número de crimes cai em áreas que receberam UPS



A CIC, que hoje tem quatro UPS, foi escolhida por concentrar 17% dos homicídios da capital e 9% da população curitibana. Já o Sítio Cercado, o bairro mais recente a receber uma unidade de policiamento comunitário, agrega 6,6% da população de Curitiba, 8,48% das mortes violentas da cidade e 4,71% do total de roubos ocorridos na capital, no período de janeiro a julho deste ano.

OUTRAS OCORRÊNCIAS - No bairro Uberaba, onde está a primeira UPS instalada na capital, a média mensal de ocorrências (incluindo roubos, furtos e lesão corporal) é de 125 depois da implantação da base de polícia comunitária. Antes, eram registradas 169 ocorrências por mês.

A diminuição nas ocorrências se repete nos demais bairros que receberam UPS. No Parolin, o número médio baixou de 79 por mês para 51. Já na CIC o registro passou de 353 para 233 ocorrências mensais, segundo dados do sistema Boletim de Ocorrências Unificado, que registra atendimentos das polícias Civil e Militar.

EXPANSÃO - Até o fim do ano, outras três unidades serão implantadas em Curitiba, totalizando dez na capital. A primeira foi instalada em março, no bairro Uberaba. Em maio, ocorreu a implantação no bairro Parolin e, em julho, quatro unidades do bairro Cidade Industrial de Curitiba (vilas Sabará, Vila Verde, Nossa Senhora da Luz e Caiuá). A última ocorreu no início de agosto, no bairro Sítio Cercado (Vila Osternack). A previsão da Segurança Pública é que, até o fim do ano, haja implantação de UPS na Região Metropolitana de Curitiba e também no interior do Estado.

As ações dos policiais militares surtiram efeito na sensação de segurança e na confiança depositada no trabalho da Polícia Militar. “Creditamos o acréscimo de 80% no número de ocorrências geradas por perturbação da tranquilidade na certeza que a chamada realizada no 190 será atendida. Além disso, a presença da Polícia Militar diminui o receio a represálias”, destaca o comandante da UPS Parolin, aspirante Guilherme Ovçar.

O bom desempenho nas atividades realizadas na UPS Parolin, de acordo com Ovçar, resultaram também no retorno da circulação de veículos de entregas, a melhoria no trânsito, a diminuição da poluição sonora, a migração dos viciados, a movimentação despreocupada de moradores, enfim, a retomada do bairro como espaço da comunidade.

RESGATE SOCIAL - Instalada em localidades com alta taxa de tráfico de drogas, homicídios e demais crimes, a UPS não é somente um projeto de polícia, mas de resgate e revitalização da vida comunitária.

Antes da instalação, ocorrem fases prévias. Primeiramente, ocorre o trabalho de inteligência, desenvolvido por equipes da Polícia Civil, com prisão de traficantes, homicidas e demais criminosos, a chamada limpeza da área.

Em seguida, é realizada uma operação de congelamento, que é quando um grande contingente policial chega ao bairro. Depois disso é que ocorre a implantação propriamente dita, com efetivo policial permanente, aliado à oferta de serviços públicos, em parceria com o poder público municipal.

Fonte: assessoria PM/PR