Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/09/2012

Software permitirá mais agilidade na produção de laudos

O tempo para produção de laudos elaborados pela Polícia Científica do Paraná poderá ser reduzido em 30% a 40%. Atualmente, o prazo é estimado entre 30 e 60 dias, dependendo do caso. Isso vale para exames que confirmam o uso de drogas ou para confirmação de mortes, se foi suicídio ou assassinato, por exemplo.

A redução no tempo para produção dos laudos – documentos fundamentais para dar andamento a inquéritos policiais e processos judiciais – será possível por meio de um convênio firmado entre a Polícia Científica do Paraná e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica de São Paulo.

Pelo acordo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo vai ceder um software do sistema de gestão de laudos (GDL). “O sistema vai proporcionar uma melhor gestão de controle e vai agilizar o processo de emissão de laudos por parte dos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) do Estado”, afirma o diretor do Instituto de Criminalística do Paraná, Antonio Edison Vaz de Siqueira, que assinou o convênio.

De acordo com Siqueira, o sistema também permite um controle do período de tempo que cada perito estará trabalhando para produzir cada laudo e assim será possível averiguar possíveis atrasos nos casos. Em fase de implantação, a estimativa é que o sistema esteja funcionando dentro de 60 dias.