Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
17/09/2012

Governo começa operação para instalação da oitava UPS de Curitiba


Na vila, estão sendo feitas abordagens e fiscalização que até amanhã desta segunda-feira resultaram na apreensão de dois adolescentes (um de 15 e outro de 13 anos), 227 gramas de cocaína, 106 gramas de crack, 33 gramas de maconha, um notebook, 100 gramas de fermento químico (usado para misturar droga), quatro munições de calibre 38, uma munição de calibre 22, cinco rádios comunicadores, uma balança de precisão, e a quantia de R$ 238,00 em dinheiro trocado.

“Estas ações maciças, principalmente na CIC, reduziram a presença de criminosos. As operações de inteligência, que anteciparam a operação na Vila Sandra, até o momento, não fizeram grande capturas, pois a área está depurada, devido as operações para a implantação das outras quatro UPS”, afirma.

Um dos principais objetivos da instalação das UPS é diminuir o número de homicídios em todo o Estado. “Na capital, os homicídios dolosos tiveram redução de 31,65%, comparado os meses de agosto deste ano e do ano passado, sendo que neste foram registrado 54 homicídios dolosos e 79 no de 2011”, disse o subcomandante-geral da PM, coronel Cesar Alberto Souza.

Segundo ele, em toda a CIC no ano passado foram 22 mortes violentas contra oito neste ano. “O objetivo, com instalação destas UPS, é reduzir ainda mais estes índices. Estamos reduzindo os homicídios. A média, no primeiro semestre, foi de 15%, o que mostra que as ações de combate a criminalidade, seja das UPS ou das demais operações funcionam”, conclui.

A atual UPS Vila Sandra terá como base o antigo posto da Guarda Municipal, que está desativado há dois anos, e agora ganha uma reforma. “A meta até o fim do ano será de 10 UPS, conforme o planejado. Trabalhamos os pontos de forma científica e cirúrgica, com o serviço da corporação à frente da comunidade para que o Paraná tenha as melhores qualidades de segurança possível”, afirma o comandante-geral Bondaruk.

CIC - A Cidade Industrial de Curitiba é o maior bairro da capital e ocupa 10% da área territorial do município. Abriga 170 mil habitantes – 9% (170 mil habitantes) da população curitibana – e ali ocorrem cerca de 17% dos homicídios da capital. Em 17 de Julho deste ano, 1.300 agentes de segurança pública ocuparam diversas áreas da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) para dar início à implantação de quatro Unidades Paraná Seguro (UPS) na região.

As novas unidades foram instaladas nas vilas Sabará, Vila Verde, Nossa Senhora da Luz e Caiuá. A CIC também sedia o 23º Batalhão da Polícia Militar, anunciado pelo governo para reforçar o combate à criminalidade na capital e região.

As ações policiais feitas em Curitiba fazem parte do pacote de medidas do Governo do Estado que prevê, além da contratação de profissionais de segurança pública e compra de equipamentos e viaturas, a implantação de 10 UPS até o fim deste ano na capital. “O foco das UPSs é a PM Comunitária. Quanto mais a gente conhece a comunidade e ela a nós, mais aumenta a confiança em nosso trabalho. Pedimos que a população ligue para o 181, passe informações e, desta forma, prestaremos um serviço muito melhor, que se consolide e se torne definitivo”, afirma o coronel Cesar Alberto Souza.