Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
19/09/2012

Mais de 30 policiais militares participam do curso de formação de instrutores do PROERD

Presente em todos os estados do Brasil, o PROERD faz parte do trabalho de prevenção ao uso de drogas e à violência de cada Polícia Militar. “A integração com os policiais de outras localidades é muito importante para que haja integração e troca de informações e conhecimentos, por isso sempre convidamos militares de fora”, comentou a tenente Marília.

“Todo policial militar pode ser instrutor, desde que tenha bom comportamento e tenha habilidade para trabalhar com crianças, por isso ele deve ser aprovado em um teste escrito e outro psicológico”, explicou a mentora. “Após formado pelo curso, o militar está apto para atuar em qualquer escola atendida pelo PROERD”, completou.

PROERD – De acordo com a porta-voz, o programa foi criado em 2000 e já alcançou mais de 1,1 milhão estudantes no Paraná. “O intuito do PROERD é reduzir o envolvimento e jovens e adultos com o mundo das drogas e em ações que gerem violência através das crianças, as quais devem como multiplicadores de informações preventivas e agentes da cultura de paz”, explicou Marília.

O PROERD é baseado no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education (DARE), traduzindo Educação de Resistência ao Abuso de Drogas, e contextualizado na realidade brasileira e nas comunidades escolares paranaense.
O projeto é uma forma de antecedera a ação de traficantes e reduzir a na escola, na família e, por consequência, em toda a sociedade. “Pelo esforço dos policiais militares e pela vontade dos estudantes de seguir o bom caminho, o PROERD proporciona o reforço aos fatores de proteção constituindo o amplo sistema de prevenção da violência no Paraná, utilizando-se de métodos e estratégias que priorizem a moral e os bons costumes”, explicou Marília.