Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
20/09/2012

Richa confirma novas UPS na capital e no interior

PLANEJAMENTO – Richa disse que as UPS de Londrina e Cascavel devem entrar em funcionamento ainda este ano, assim como as do Tatuquara e Cajuru, em Curitiba. Segundo ele, posteriormente o programa chegará a Foz do Iguaçu e outras cidades em que existam áreas com elevadas taxas de criminalidade.

A implantação de uma UPS é precedida de trabalho planejado e criterioso. “Fazemos o monitoramento das áreas violentas, com investimento em inteligência, para identificar precisamente os focos de criminalidade nesses bairros e comunidades”, completou. Uma vez instalada a UPS, a estratégia é manter uma base com policiais fixos para que a comunidade passe a ter relação de confiança e de cooperação com a polícia.

SERVIÇOS – O programa prevê serviços à população, depois que a área estiver mais estável. “Isso para que os indicadores socioeconômicos também possam melhorar, com qualidade de vida à população. É segurança pública agregada à construção da cidadania”, afirmou o secretário Cid Vasques. Ele conversou com as crianças da Vila Sandra, sobre a importância de policiamento próximo e permanente e apresentou a comandante da UPS, a aspirante Ariane.

O comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, reforçou que o policiamento comunitário vai aproximar os moradores da polícia. Ele apresentou o efetivo que irá trabalhar permanentemente no bairro.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, as UPS são também um anseio das polícias. “Sabemos que o problema não é apenas de segurança e que, se não houver ações do Estado, como iluminação pública e saneamento básico, não haverá redução da criminalidade”.

LIDERANÇA – Na opinião do líder comunitário Rogério Amorin, que acompanhou a instalação da unidade, a UPS tem vital importância para a comunidade da Vila Sandra. “Temos confiança muito grande que ainda veremos muitos avanços na área da segurança pública”, disse.

Além de lideranças comunitárias, a instalação da UPS teve a presença de representantes da prefeitura de Curitiba, do deputado estadual Mauro Moraes e de crianças do Centro de Educação Integral (CEI) Deputado Heitor de Alencar Furtado e da Escola Municipal Trem da Alegria, assim como o grupo de escoteiros Milton Oribe