Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
27/09/2012

Instituto de Identificação receberá R$ 21 milhões para projeto de modernização


De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Newton Tadeu Rocha, este recurso vai propiciar avanços para o setor. “São etapas importantes que estão sendo cumpridas para implantação das ações da modernização do Instituto”, disse.

BENEFÍCIOS – Com a digitalização das milhares de fichas será possível obter maior rapidez na varredura de uma impressão digital. Por exemplo, para identificação de um cadáver, se a impressão digital estiver no sistema, após o confronto papiloscópico, isso acontecerá imediatamente.

A modernização biométrica permitirá também que outras secretarias utilizem o serviço. A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, neste caso, pode garantir que o preso custodiado não está usando nome falso.

Com a reforma da rede lógica e elétrica dos postos de identificação, a implantação do Posto de Atendimento Totalmente Informatizado (PATI) poderá ser instalada. Isso tornará a emissão das carteiras de identidade mais rápida. Ao invés de ficarem prontas em um mês, o prazo será de, no máximo, cinco dias. O Paraná é o único estado em que o Departamento de Trânsito (Detran) utiliza o mesmo cadastro do IIPR para confeccionar as carteiras de motorista.

Outro avanço poderá ser notado na integração do banco de dados do Paraná com o resto do país. Há um estudo em andamento para adequar o sistema do Instituto de Identificação do Paraná às normas para a implantação do Registro de Identidade Civil, do Ministério da Justiça, o que tornará a carteira de identidade um documento unificado, capaz de reunir diversas informações sobre o cidadão, além de dificultar falsificações.