Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
27/09/2012

“Operação Fronteira” apreende 3t de maconha, 269 armas e 262 pessoas em 60 dias


Entre as abordagens, além das prisões, a PM apreendeu 61 adolescentes envolvidos com o crime e 164 carros encontrados em situação irregular. Nestes 60 dias, a Polícia Militar do Paraná também apreendeu 269 armas de fogo, 27 simulacros e 6.317 munições, além de cumprir 45 mandados expedidos pela Justiça na área coberta pela operação, ou seja, na costa oeste.

“Com resultados muito satisfatórios, consideramos que o objetivo da “Operação Fronteira” foi cumprido, inclusive já temos diminuição na criminalidade na região. Todas as ações da Polícia Militar na região de fronteira neste ano, também contribuíram para a redução do número de homicídios, ou seja, foi registrada uma média mensal de 56 no primeiro trimestre, 48 no segundo e 34 no terceiro”, destaca o coronel César.

De acordo com o Comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), major Erich Wagner Osternack, a maior segurança já é notada pela população, bem como a diminuição dos crimes. “A quantidade de produtos apreendidos já causa impacto na área da criminalidade. O fato de termos viaturas fazendo policiamento também inibe ações ilícitas das pessoas pelo medo que sentem de serem flagrados cometendo crimes ou atos ilícitos”, afirmou.

ABORDAGENS – Durante todo o período da “Operação Fronteira”, a Polícia Militar revistou 79.018 pessoas, prendendo 262 adultos e apreendendo 61 adolescentes por diversos atos ilícitos. Além disso, outras 94 foram assistidas. Entre os carros, nas 31.720 abordagens, 164 resultaram em apreensões por irregularidades. Muitos veículos com registro de furto ou roubo também foram recuperados, ao todo, a polícia militar devolveu 59 carros aos seus respectivos proprietários.

ARMAS – Entre as 269 armas de fogo apreendidas, 55 eram revólveres, 22 eram pistolas, 17 carabinas e duas garruchas, além de uma submetralhadora e um fuzil. “A principal importância é a prevenção de homicídios e roubos, pois retirar uma arma é contribuir na redução destes crimes automaticamente, já que uma arma em mãos erradas é muito perigoso à sociedade”, afirmou o Comandante do BPFron.

Os policiais ainda apreenderam 27 simulacros, isto é, simuladores de armas de fogo, normalmente são armas de brinquedo ou de vídeo-game. Também foram retirados de circulação 6.317 munições de diversos calibres.

DROGAS – Ao todo, foram confiscadas 3,272 toneladas de maconha e 27.930 pedras de crack. “É muito importante que esse material todo seja apreendido, já que vários crimes que acontecem são motivados pelo tráfico de entorpecentes, como os homicídios, isso por conta da proximidade com a fronteira e da facilidade de conseguir drogas”, comentou o major Erich.

“O resultado dessa grande apreensão, com certeza, também reflete positivamente em todo o estado e todo o país, uma vez que na maioria das vezes as drogas têm várias cidades do Brasil como destino, principalmente municípios da região sul”, completou o major.

Além disso, os policiais ainda localizaram 288 frascos de lança-perfume, 1,328kg de cocaína e 14.220 porções de outras drogas. “Todos estes dados mostram que cumprimos o objetivo, que era a inibição da entrada desses produtos no país e prevenção de crimes e atos ilícitos”, afirmou o Comandante do BPFron.

OCORRÊNCIAS – A Polícia Militar atendeu 116 ocorrências de flagrantes e outras 34 de flagrantes de ato infracional, as quais resultaram em 64 confecções de termos circunstanciados, 261 apreensões de objetos. Foram expedidas 6.047 multas por infração de trânsito.

OPERAÇÃO - Além da Polícia Militar, participaram da operação a Polícia Civil, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, as Guardas Municipais e demais órgãos Municipais e Estaduais. “O balanço é, com certeza, positivo, já que recuperamos carros roubados, mercadorias, armas e drogas foram apreendidas, além da integração com outros setores da segurança pública, como a Polícia Federal, a Receita Federal e a Polícia Civil, o que foi muito enriquecedor”, destacou o major Erich.

Segundo o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel César Alberto Souza, finalizada a “Operação Fronteira”, uma nova fase deve ser iniciada. “Agora vamos consolidar também as divisas adjacentes, evitando que os marginais entrem por outros estados e depois venham para o estado do Paraná”, explicou.

DEZ TONELADAS DE DROGAS – Desde o início do ano, o 5º Comando Regional da PM (5º CRPM), foi responsável pela apreensão de 10 toneladas de drogas, sendo 9,8 toneladas somente de maconha em ações policiais realizadas na região oeste a fim de combater o tráfico de drogas e armas e deter os responsáveis por tais atos ilícitos.