Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
28/09/2012

Operação Fronteira garante mais segurança na região Oeste

Também participaram da operação a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e guardas municipais. “O trabalho foi bem-sucedido e garantiu a segurança de nossas fronteiras. A quantidade de maconha apreendida em dois meses, só pelos policiais militares, representa cerca de um terço do que foi apreendido desde o início do ano na região”, comentou o subcomandante-geral.

A PM recolheu, também, o equivalente a 27,9 mil pedras de crack, 288 frascos de lança-perfume, 1,328 quilo de cocaína, mais de 2.000 caixas de cigarros. Foram abordadas cerca de 70 mil pessoas e 39,7 mil veículos vistoriados. A PM apreendeu 61 adolescentes envolvidos com o crime e 164 carros encontrados em situação irregular. A PM devolveu 59 carros furtados ou roubados aos seus respectivos proprietários.

De acordo com o comandante do BPFron, major Erich Wagner Osternack, a maior segurança é notada pela população, bem como a diminuição dos crimes. Entre as 269 armas de fogo apreendidas, 55 eram revólveres, 22 eram pistolas, 17 carabinas e duas garruchas, além de uma submetralhadora e um fuzil.

Desde o início do ano, o 5.º Comando Regional da PM (5.º CRPM), foi responsável pela apreensão de 10 toneladas de drogas, sendo 9,8 toneladas somente de maconha em ações policiais realizadas na região oeste a fim de combater o tráfico de drogas e armas. Também foram apreendidas 6.317 munições de diversos calibres.

“Muitos crimes são motivados pelo tráfico de entorpecentes. As apreensões refletem positivamente em todo o Estado e todo o país, uma vez que as drogas são transportadas para várias cidades do Brasil”, comentou o major Erich. “A retirada de armas de circulação contribui automaticamente para redução de homicídios e roubos”, afirmou.

BATALHÃO – Situado em Marechal Cândido Rondon, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) é o primeiro batalhão fronteiriço do Brasil. “Essa estrutura ajuda a devolver aos munícipes da região da fronteira a tranquilidade e a segurança, com a presença ostensiva das equipes policiais”, disse o comandante-geral da PM.

Ao longo dos dois meses de serviço o batalhão realizou diversas operações, entre elas a “Operação Fronteira”. Em todos os municípios que compõem a faixa de fronteira do Paraná, foram feitas abordagens a pessoas e veículos, bloqueios e operações em conjunto com outros órgãos, buscando a prevenção de crimes e a inibição da entrada de produtos contrabandeados no Brasil.

“A presença maciça da Polícia Militar fez com que diminuísse a quantidade de traficantes e contrabandistas na região. Em efeito cascata, todo o estado e o país podem comemorar a maior segurança”, comentou o major Erich.