Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
04/10/2012

Corpo de Bombeiros celebra centenário da unidade em Culto Evangélico

Utilizando-se do Livro dos Números, o Comandante-Geral pediu uma bênção à Deus aos bombeiros militares. “Que o Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça, o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz”, abençoou.

“100 anos sob a proteção de Deus e também servindo de instrumento para salvar vidas. Hoje, estamos agradecendo por todas as bênçãos recebidas durante a existência da nossa corporação”, exaltou o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento.

“O Corpo de Bombeiros do Paraná é reconhecido pela excelência de seu trabalho, graças ao empenho de cada integrante”, completou. De acordo com ele, os bombeiros militares fazem o que é possível. “Pois o impossível pedimos ao nosso Comandante Maior, que tem nos ajudado, o Senhor nosso Deus, é por isso somos vitoriosos", explicou.

A Igreja, onde o evento foi celebrado, tem 30 anos e é o Templo-sede da Assembléia de Deus e é presidida pelo pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, o qual também foi Praça da corporação em 1972. “Que deus se digne a abençoar todos os bombeiros militares, Jesus pode e quer te dar muito mais”, afirmou Gaby. A comunidade evangélica possui 163 anos de existência na capital paranaense e conta com 33 mil membros na cidade.

Além dos Comandantes Gerais da PM e dos Bombeiros, também participaram do culto, utilizando-se da palavra, Hamilton Klein, Secretário Anti-Drogas de Curitiba; coronel Loemir Mattos de Souza, Diretor de Apoio Logístico da PM; o Rodrigo Larson Carstens, Assessor Militar do Tribunal de Justiça; o coronel Jorge Thais Martins, Ex-comandante do Corpo de Bombeiros; os coronéis da Reserva Remunerada Rodrigo Larson Cartens, Almir Porcides Junior, Jorge Luis Thaís Martins e Isaías de Farias.

O coronel Jairo Cabral, Presidente da Comunidade Evangélica da PM também fez questão de prestar sua homenagem aos bombeiros militares. O tenente-coronel Marcio Luiz Fonseca, Chefe de Gabinete do Comando-Geral; o tenente-coronel Fabio Mariano de Oliveira, Comandante do 6º Grupamento dos Bombeiros (6º GB) e o tenente-coronel Milton Isaac Fadel Júnior, Comandante do 1º Batalhão da PM (1º BPM), também marcaram presença, utilizando-se da palavra para homenagear o centenário do Corpo dos Bombeiros, além de oficiais e praças da corporação e convidados.

UM POUCO DE HISTÓRIA – Os primeiros serviços do Corpo de Bombeiros tiveram início em 1897, com a criação da Sociedade Teuto-Brasileira de Bombeiros Voluntários. Naquela época, Emìlio Verwiebe ocupava o cargo de Comandante Superior, Frederico Seegmüller e Ferdinando Poppe, eram os Primeiro e Segundo Comandante, respectivamente. Junto com Antônio Pospissil, Comandante dos Auxiliares, eles eram responsáveis pelo comando do grupo.

Entre 1982 e 1906, várias leis e determinações foram criadas para que fosse formado um Corpo de Bombeiros em Curitiba, mas nenhuma delas funcionou. Várias tentativas foram feitas em 1985, por meio de uma lei orçamentária para a criação de uma Seção de Bombeiros no Regimento de Segurança do Estado. A autorização permanente foi se tornou efetiva somente em 23 de março de 1909, através da Lei nº 804.

Entretanto, somente em 1912, no primeiro ano de governo do Presidente da então Província do Paraná, Carlos Cavalcanti de Albuquerque é que foi organizada a Seção dos Bombeiros no Regimento de Segurança do Paraná. Com a sanção da Lei nº 1.133, em março daquele ano, os postos dos componentes, na plenitude de direitos, honras, prerrogativas e vantagens foram equiparados ao Regimento de Segurança, hoje Polícia Militar do Paraná.

No mês seguinte, por meio de decreto estadual, foram nomeados os primeiros oficiais do Corpo de Bombeiros, sendo todos eles do Exército Brasileiro. Na época, Fabriciano do Rego Barros, 1º tenente de Infantaria, foi nomeado Major Comandante.

A Polícia Militar do Paraná conta hoje com 3.334 bombeiros militares e já responde por uma média de 357.054 atendimentos por ano. Durante a operação verão, realizada desde a década de 1960, são colocados mais de 100 postos de salvamento, com cerca de 700 bombeiros na costa litorânea, costa oeste (nas praias artificiais) e demais locais de risco à visitação pública.

“Cem anos se passaram e, ao folhearmos as páginas da nossa história, vemos quão pujante é nosso Estado e quantas foram as transformações ocorridas em nossa Corporação”, destacou o Comandante dos Bombeiros, coronel Pombo. Uma dessas grandes mudanças em 2005, quando a corporação aceitou a presença de mulheres dentro do Corpo de Bombeiros. Naquele ano, também foi autorizado que mulheres realizassem o curso de oficiais para bombeiros militares na Academia da Polícia Militar do Guatupê (APMG).

SIATE – Composto por bombeiros militares e implantado em 1990, com o objetivo de prestar os primeiros atendimentos médicos em situações de trauma e, desta forma, reduzir os riscos de morte, o SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) é reconhecido nacionalmente pela excelência com que atua, durante as 24h do dia.

Os primeiros socorros em caos de acidentes de trânsito, domésticos e de trabalho, além de agressões, ferimentos por arma, casos de fratura, queimadura e afogamento são atendidos pelo serviço e podem ser solicitados através do telefone 193. O SIATE está presente em 19 municípios e é responsável pelo atendimento de emergência de mais de 5,5 milhões de paranaenses.