Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
09/10/2012

Centenário do Corpo de Bombeiros é comemorado com entrega de viaturas e desfile

“Se Carlos Cavalcanti de Albuquerque e o major Fabriciano do Rego Barros estivessem aqui, estariam muito satisfeitos em ver que a semente que plantaram se tornou uma árvore desse tamanho com tantos frutos”, com esta frase o Secretário de Segurança Pública parabenizou o centenário do Corpo de Bombeiros.

Ele ainda aproveitou para enfatizar o crescimento dos investimentos na unidade. “São 481 novos bombeiros incorporados, a criação do Corpo de Bombeiros em Francisco Beltrão, a criação do 7º Grupamento dos Bombeiros na Região Metropolitana de Curitiba e de um Quartel em Bandeirantes”, destacou. “Os integrantes fazem do hino – É preciso então não temer, compreendemos a nossa missão, não importa lutar ou morrer não importa lutar ou morrer – sua missão diária”, completou.

Em homenagem ao Corpo de Bombeiros, o Comandante-Geral da Polícia Militar agradeceu à Deus, pela existência da unidade, e ao atual Governador e ao Secretário de Segurança, Cid Vasques pelos investimentos feitos, como forma de valorizar o trabalho do efetivo.

“Estas equipes, com expressão nacional e internacional, salvaram um número de vidas e preservaram patrimônios que somente o Comandante Maior, Deus, conhece”, exaltou o coronel Bondaruk. “A Polícia Militar do Paraná se sente orgulhosa de ter com ela uma instituição com esta”, completou.

“Há exatos cem anos, criou-se o Corpo de Bombeiros para preservar a vida e o patrimônio dos curitibanos. O reconhecimento da população é resultado deste comprometimento, afinal ´não importa lutar ou morrer”, afirmou o coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, Comandante do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, a unidade atua em suas missões de proteção à vida e do patrimônio na terra, nas águas e nas alturas.

Além do Governador Beto Richa, estiveram presentes no evento o Vice-governador e Secretário de Educação, Flavio Arns; o Secretário de Segurança Pública, Cid Vasques; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk; o Subcomandante-Geral, coronel César Alberto Souza; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento; o Comandante da Divisão Heróis da Lapa (5ª Divisão) do Exército Brasileiro, General Willians José Soares e o Chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani.

Também participaram da comemoração do Centenário dos Bombeiros, o Desembargador do Tribunal de Justiça, Onésimo de Mendonça da Anunciação, o Delegado Geral da Polícia Civil, Marcos Vinicius Michelotto, e o Presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, além de demais oficiais e praças da ativa e da reserva da Polícia Militar do Paraná e outras autoridades civis e militares.

MEDALHA - Após simbólica entrega da chave da viatura, Chefes da Casa Militar e da Defesa Civil receberam a medalha Coronel Dario Natan Bezerra em reconhecimento aos rápidos serviços prestados à população do Litoral atingida pelas fortes chuvas de março de 2011. “A atuação exemplar garantiu a preservação da vida de centenas de pessoas. As quatro vidas perdidas foram daqueles que furaram o bloqueio imposto pela Polícia Militar a fim de resgatar algum objeto valioso. Se não fossem os Bombeiros, mais pessoas não teriam sobrevivido”, enalteceu o Governador Beto Richa.

“É o reconhecimento e a valorização por parte do Governo do Estado às pessoas e suas entidades que minimizaram o número de vítimas do desastre”, afirmou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas. Foi ele quem propôs a criação da medalha a fim de homenagear todos aqueles que colaboraram com a bela e eficaz atuação do Corpo de Bombeiros na ação comandada pelo Capitão de Mar e Guerra, José Henrique Consage Rabello.

COMENDA - Também foram destacados, com a Comenda Centenário Corpo de Bombeiros, personalidades e instituições que colaboraram com os cem anos da instituição. A primeira medalha foi entregue ao Governador do Paraná, Beto Richa. Depois, o Vice-Governador, Flavio Arns, também foi condecorado. Em seguida, o Secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, o Comandante-Geral da PM, coronel Roberson, e o Comandante dos Bombeiros, coronel Pombo também foram homenageados.

Além deles, o General Willians José Soares, Comandante da Divisão Heróis da Lapa; o Desembargador do Tribunal de Justiça, Onésimo de Mendonça, e o Presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, também foram destacados com a Comenda Centenário Corpo de Bombeiros, além de outras autoridades civis presentes.

DESFILE - Após a entrega das medalhas, bombeiros militares das unidades do Corpo de Bombeiros de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (RMC) realizaram o desfile militar. No primeiro pelotão, desfilaram oficiais e praças da reserva, comandados pelo coronel Miguel Arcanjo Caprioti, Ex-comandante do Corpo de Bombeiros. O segundo pelotão foi comandado pelo tenente-coronel Ricardo Silva, Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros (7º GB).

Em seguida, o major Ercules Alves de Carvalho, Subcomandante do 1º Grupamento de Bombeiros (1º GB) comandou o terceiro pelotão, seguidos dos tenentes responsáveis pelos pelotões de área (1º, 6º). O 7º GB desfilou, logo depois, com o grito “Nosso lema é salvar na terra, na água e no mar”. A unidade foi seguida de um pelotão da Defesa Civil, outra dos socorristas do SIATE. Por último, desfilaram os filhos (as) e netos (as) de bombeiros militares, com seus respectivos pais e avós.

Depois, foi a vez das viaturas serem apresentadas. O tenente-coronel Wellington de Farias Ramos Junior Dentro, Comandante do 1º Grupamento, desfilou dentro do primeiro veículo do Corpo de Bombeiros, com fabricação em 1912. A raridade foi seguida de uma Auto-bomba tanque do 7º GB e de algumas das novas viaturas. Caminhões do 6º, do 1º e do 7º GB passaram em frente ao Palácio, logo após.

Por último, ficaram as unidades especializadas. Desfilaram viaturas do SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), do GOST (Grupo de Operações de Socorro Tático) e novamente as viaturas recém-chegadas.