Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
15/10/2012

PM prepara instalação definitiva da UPS Vila Trindade

“De acordo com o censo de 2010, a taxa de homicídio no bairro Cajuru, para cada 100 mil habitantes, é de 37,42, sendo registrados pela PM de janeiro a 30 de setembro deste ano, 36 homicídios dolosos no bairro”, relatou o coronel. Os principais crimes registrados no Cajuru, além do homicídio, são furto, roubo e lesão corporal, o que a deve ser reduzido com a implantação da UPS. “Com esta UPS fechamos o plano destas unidades para Curitiba, neste ano”, lembrou César.

NÚMEROS - As ações da polícia nos bairros fizeram com que se reduzisse muito a presença de criminosos na região de Curitiba, e os índices de homicídios diminuísse, e esta é a intenção para a Vila Trindade também. “Um dos principais objetivos da instalação das UPS é diminuir o número de homicídios em todo o estado. Na capital, os homicídios dolosos tiveram uma redução de 31,65% se comparado os meses de agosto deste ano e do ano passado, sendo que neste foram registrados 54 homicídios dolosos e 79 no de 2011”, revela coronel Cesar.

As ações policiais realizadas em Curitiba fazem parte do pacote de medidas do Governo do Estado que prevê, além da contratação de profissionais de segurança pública e compra de equipamentos e viaturas, a implantação de 10 UPS até o fim deste ano na capital. “Procuramos trabalhar os pontos de forma científica e cirúrgica, com o serviço da corporação à frente da comunidade para que o Paraná tenha as melhores qualidades de segurança possível”, disse o subcomandante-geral.

PRIMEIROS RESULTADOS – Antes da entrada do efetivo da operação policial nesta manhã na vila, a PM já estava atuando fortemente desde a noite de sexta-feira (12), quando realizaram a prisão de três pessoas, dois homens e uma mulher. “Um rapaz foi abordado no Cajuru e com ele foram encontrados 100 gramas de maconha; após isso, ele indicou a origem da droga, e a PM seguiu até o local”, explicou o tenente Mivitz, que coordenou a equipe.

De acordo com ele, de posse do endereço, as equipes seguiram para uma rua entre o Bigorrilho e Mercês, onde localizaram um homem, uma mulher, 1,2 kg de cocaína, 1,2 kg de crack e mais 300 gramas de maconha, totalizando 400 gramas desta droga. Os presos e a droga foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac/Sul) para que medidas cabíveis fossem tomadas.

“O foco das UPSs é a PM Comunitária, quanto mais tempo a gente passa, quanto mais a gente vai conhecendo a comunidade, quanto mais ela vai nos conhecendo, mais a comunidade confia na Polícia. Pedimos que a população ligue para o 181, passe informações, e dessa forma possamos prestar um serviço muito melhor, que se consolide e se torne definitivo”, diz coronel Cesar Alberto Souza.

POLÍCIA CIVIL - Para evitar que ocorram confrontos no dia do congelamento da área que recebe a UPS, feito pela Polícia Militar, a Polícia Civil faz, cerca de três meses antes, uma depuração da área. O setor de inteligência da Polícia Civil investiga, descobre os criminosos mais perigosos da região, vai ao Poder Judiciário, consegue os mandados de prisão e faz as prisões.

Especificamente para a instalação da UPS da Trindade, no Cajuru, que ocorreu neste sábado, foram presas 17 pessoas nos últimos três meses na região. Todas elas estão envolvidas com o tráfico de drogas ou com homicídios. Três mandados de busca e apreensão também foram cumpridos, resultando na apreensão de meio quilo de cocaína, quatro armas e munições.

ACEITAÇÃO – Logo nos primeiros minutos de operação já era possível ver a aceitação do trabalho policial por parte dos moradores, como é o caso da auxiliar de limpeza Ana Lima, que contará com a base da UPS em frente a sua casa. “Excelente, principalmente para mim que sou viúva, teremos mais segurança, nunca tive problemas, mas tem vizinhas que tiveram, com certeza agora teremos segurança mesmo”, disse.

Também compartilha da opinião de Ana o eletricista José Nilson Batista. “É importante ter a presença da polícia por aqui, as abordagens não incomodam, já sabemos como funciona e estamos acostumados, eu acho muito bom porque tem muitos elementos que se infiltram aí, assim nos sentiremos mais protegidos”, garante. Já o mecânico Luis Carlos Amaral disse que a população local precisa disso. “É uma necessidade, espero que façam um serviço bom e trabalhem pela comunidade”.