Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/10/2012

Ações para implantação da primeira UPS do interior resultam em 17 prisões, em Cascavel

A base fixa da UPS será inaugurada pelo governo do estado, na Avenida Interlagos, nº 1.073, no Jardim Interlagos, e, segundo o Coronel César, “ficam no local, a exemplo das UPSs de Curitiba, 30 policiais capacitados em policiamento comunitário”. “Eles trabalharão junto à população realizando visitas, cadastrando moradores e fazendo levantamento sobre as necessidades da comunidade para que políticas públicas sejam implementadas com o apoio da prefeitura e outros órgãos ou instituições interessadas”, declarou. Também devem ser aplicados no local, motos, cavalos e cães de faro do 6º Batalhão da Polícia Militar.

Das 12 pessoas presas antes de sexta, quatro foram detidas por tráfico de drogas, dois adultos e dois adolescentes foram encaminhados por porte de arma de fogo, outra foi presa por posse de arma de fogo, uma por roubo, outra por porte de entorpecente. Um adolescente também foi encaminhado por porte entorpecente. Na sexta, uma mulher foi presa por porte de droga e um homem por adulteração do chassi de uma moto. “O resultado, após a operação, com mais abordagens que encaminhamentos, já era esperado tendo em vista o trabalho de inteligência realizado na primeira etapa. Agora, a tranquilidade deve tomar conta da área, o que já ocorre em bairros da capital que receberam este tipo de ação”, disse César.

A escolha da área para a instalação da UPS em Cascavel se deve aos números estatísticos registrados no local. “De acordo com os dados do 6º Batalhão, a taxa de homicídios na área que receberá o projeto, para cada 100 mil habitantes, é de 173,7 sendo registrados pela PM em todo o ano passado, 22 homicídios; só em 2012 já fora registrados 12. Por isso, a região norte de Cascavel foi escolhida”, relatou o coronel. O Jardim Interlagos, que receberá a UPS, possui 12.664 habitantes.

CONGELAMENTO – Às 6h00 da manhã da sexta-feira (19/10), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), sob a coordenação do 5º Comando Regional da PM – sediado em Cascavel – juntamente com policiais civis, iniciou o congelamento do Jardim Interlagos, para que nesta terça-feira (23/10) seja instalada oficialmente a UPS Jardim Interlagos pelo Governo do Estado, com a presença do Governador Beto Richa e do Secretário de Segurança Pública Cid Vasques.

Esta operação contou com mais de 100 policiais militares e oito policiais civis. Participaram da operação pela Polícia Militar, policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar – Choque de Cascavel, Canil, Cavalaria, Radiopatrulha e Serviço Reservado, além de efetivos do 5º Comando Regional, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), que veio de Curitiba para dar apoio.

CAPITAL – As ações da polícia nos bairros de Curitiba que receberam as UPSs fizeram com que se reduzisse muito a presença de criminosos na região da capital, e os índices de homicídios diminuíssem, e esta é a intenção para Cascavel. Um dos principais objetivos da instalação das UPS é diminuir o número de homicídios em todo o estado. “Na capital, os homicídios dolosos tiveram uma redução de 31,65% se comparado os meses de agosto deste ano e do ano passado, sendo que neste foram registrado 54 homicídios dolosos e 79 no de 2011”, revelou o Comandante-Geral da PM em exercício coronel Cesar.

As ações policiais realizadas em Curitiba e Cascavel fazem parte do pacote de medidas do Governo do Estado que prevê, além da contratação de profissionais de segurança pública e compra de equipamentos e viaturas, a implantação de 10 UPS até o fim deste ano na capital e pelo menos duas no interior. “Na capital já concluímos o processo previsto para este ano, e iniciamos agora o interior”, revela César.

Nos bairros que contam com UPS na capital, de acordo com o coronel César, o número de homicídios reduziu cerca de 35%, já na cidade toda a redução foi de 15%. “Na UPS Uberaba, que abrange o bolsão Audi/União, a redução de homicídios foi de 56% e de roubos 75%, e já faz um mês que não há homicídio no local onde antes da UPS eram contabilizados 10 por mês”, relata. “Procuramos trabalhar os pontos de forma científica e cirúrgica, com o serviço da corporação à frente da comunidade para que o Paraná tenha as melhores qualidades de segurança possível”, conclui.