Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
31/10/2012

Número de homicídios cai 11,4% em Curitiba

“A queda no número de homicídios em Curitiba e Região Metropolitana é um indicativo de que as ações da Segurança Pública têm obtido resultados positivos, dentro das metas estabelecidas nesta gestão”, afirma o secretário Cid Vasques.

INTERIOR – No interior do Estado, outras Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) também apresentaram redução no número de assassinatos, no acumulado do ano: Ponta Grossa (-11,39%); São Mateus do Sul (-13,04%); Guarapuava (-9,68%); Francisco Beltrão (-5,13%); Umuarama (-28,57%); Apucarana (-42,11%); Rolândia (-30,36%); Cornélio Procópio (-31,58%) e Jacarezinho (-34,62%).

As AISPs de outros grandes centros urbanos do interior, como Cascavel e Londrina, que apresentaram aumento número de homicídios estão recebendo reforço de Unidades Paraná Seguro (UPS), projeto de policiamento comunitário para resgate da cidadania de localidades fortemente atingidas pela criminalidade.

A região norte da cidade de Cascavel, considerada crítica pelos índices de criminalidade, começou a receber os trabalhos para a primeira UPS do interior no último dia 19. A UPS de Londrina está na iminência de ser instalada.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, toda a Área Integrada de Segurança Pública (AISP) de Cascavel (que integra 24 municípios da região) registrou 145 homicídios, contra 129 no mesmo período de 2011. O acréscimo é de 12,40%. Entretanto, na comparação dos terceiros trimestres de 2012 e 2011, a AISP de Cascavel apresenta diminuição de 14,29% nos assassinatos.

Já na AISP de Londrina (que engloba também as cidades de Cambé, Ibiporã e Tamarana), foram registrados 130 homicídios dolosos nesse ano. Em 2011, foram 82, um aumento de 58,54%. Na comparação dos trimestres, o crescimento é de 42,31%.

A tendência de alta nos índices registrados no Litoral está sendo analisada pela Segurança Pública, para que seja compreendido o fenômeno que está ocorrendo na região, de acordo com Vasques.

DIVULGAÇÃO - Desde o relatório referente ao segundo trimestre deste ano, a Secretaria da Segurança Pública passou a divulgar os dados de ocorrências relativas à morte em um relatório à parte, por cidade e, em Curitiba, por registro em cada bairro.

As naturezas criminais registradas para divulgação neste relatório específico são os crimes de homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte. “A divulgação periódica dos dados de homicídio, por cidade, faz parte da política de transparência orientada pelo governo Beto Richa”, afirma o secretário estadual da Segurança Pública.

OUTROS CRIMES – Em Curitiba e Região Metropolitana, o número de furtos e roubos também apresentou redução, na comparação do 3º trimestre de 2012 com 2011. Os furtos tiveram queda de 6,92% na capital e de 3,50% na RMC. Da mesma forma, os roubos diminuíram 7,67% em Curitiba e 12,40% nos demais municípios da Região Metropolitana.

Em relação aos veículos roubados e furtados no Paraná, no terceiro trimestre do ano, o total registrado foi de 5.215, um acréscimo de 12,20% em relação ao mesmo período do ano passado. Se, por um lado, os crimes relativos a veículos aumentaram, de outro, o trabalho da polícia também foi mais eficaz. O índice de recuperação de veículos furtados e roubados, nos últimos três meses, foi 31,21% superior ao mesmo período de 2011 (3.611 ocorrências contra 2.752 registros no ano passado).

O relatório estatístico criminal da Secretaria da Segurança Pública é divulgado trimestralmente e contém informações sobre crimes contra a pessoa (ameaça, lesão corporal, injúria, difamação e outros); crimes contra o patrimônio (roubo, furto, estelionato e outros); crimes contra a dignidade sexual e crimes contra a administração pública, divididos pelas 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) do Estado. A produção dos dados é de responsabilidade da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública.

A íntegra do relatório de crimes relativos a mortes, de 1º de janeiro a 30 de setembro, pode ser consultada por meio do link: www.seguranca.pr.gov.br/arquivos/File/RELATORIOESTATISTICOMORTES3TRIMESTRE.pdf

Já o Relatório Estatístico Criminal do Paraná, referente ao terceiro trimestre de 2012, está disponível para consulta por meio do link: www.seguranca.pr.gov.br/arquivos/File/RELATORIOESTATISTICO3TRIMESTRE.pdf