Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
06/11/2012

Estado realiza novas transferências de presos

Maria Tereza relatou que desde a semana passada já foram transferidos 58 presos para a Colônia Penal Industrial de Maringá e que nesta semana será concluída a transferência de mais 178 presos de sete delegacias de polícia da região Noroeste para a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste.

A última remoção programada é a de 40 homens que cumprem pena na delegacia de Loanda. A unidade de Cruzeiro do Oeste já recebeu 52 presos de Campo Mourão, 32 de Guaíra, 23 de Umuarama, 21 de Cianorte, um de Icaraíma e nove que estavam detidos na delegacia do próprio município.

“Estamos dando sequência à decisão tomada em nossa 2ª reunião intersecretarial, quando assumimos o compromisso de transferir, até o final deste ano, pelo menos 2.000 presos de delegacias de polícia para o sistema penitenciário do Paraná”, afirmou Maria Tereza.

Para o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, essas ações resultarão em maior concentração de esforços da Polícia Civil para a sua atividade fim, que é a de investigar. “Estamos próximos do nosso objetivo de fechar o ano com menos de 10 mil presos em delegacias. Quando assumimos o governo, eram mais de 16 mil custodiados pela Polícia Civil”, afirmou o secretário.

A adoção de medidas ajustadas entre os secretários teve início no mês passado com a transferência para a Secretaria da Justiça do Centro de Triagem 2, da Polícia Civil do Paraná, com os 1.432 presos. Hoje a unidade foi transformada em Casa de Custódia de Piraquara e já começa a funcionar como um local em que os presos têm condições de participar de processos educacionais e de capacitação profissional, visando a sua ressocialização e resinserção social.

Participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, o secretário-chefe de Gabinete do governo, Deonilson Roldo, o secretário da Administração e Previdência, Jorge de Bem, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk, e o diretor do Departamento de Execução Penal, Maurício Kuehne.