Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
28/11/2012

Cúpula da Segurança Pública se reúne com conselhos comunitários

Conselheiros comunitários de segurança de todo o Estado reuniram-se com representantes da Secretaria da Segurança Pública na noite desta terça-feira (27), no quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Curitiba.

O diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, Rámatis Fávero, representante do secretário Cid Vasques, repassou informações sobre os investimentos que estão confirmados para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Foram apresentados projetos como a construção de delegacias cidadãs; novos batalhões; aquisição de equipamentos; compra de viaturas; contratações de policiais por meio de concursos públicos, além da modernização dos Institutos de Criminalística e Médico-Legal, com a construção de novas sedes e nomeação de mais profissionais.

“Pude perceber que os conselheiros de segurança estão irmanados no mesmo ideal, que é alicerçar a Secretaria da Segurança Pública com informações sobre o que a comunidade que eles representam precisa, para que no final vejam seguras as comunidades a que pertencem. São pessoas que sabem das dificuldades da população, reivindicam em nome dela e são verdadeiros parceiros nossos”, destacou Fávero.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, foi um momento muito importante para os conselhos comunitários de segurança, em que os presidentes das entidades tiveram a oportunidade de receber informações de como está sendo dado o andamento dos processos. “Saíram todos satisfeitos, vendo que não são apenas promessas, mas sim compromissos assumidos e agora cumpridos efetivamente para a segurança do cidadão. Os conselheiros fizeram questionamentos, tiveram espaço de debate, puderam livremente colocar suas opiniões e tiveram a resposta adequada”, ressalta Bondaruk.

O comandante-geral da PM ressaltou essa interação fortalece não apenas os conselhos comunitários, mas também a corporação, que precisa deste trabalho para consolidar o policiamento mais próximo da comunidade.

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, comentou que muitas pessoas criticam a segurança pública, mas poucos se predispõem a participar e discutir de forma adequada. “Hoje tivemos aqui representantes de diversos bairros de Curitiba, pessoas que trabalham de forma voluntária, deixando de lado momentos de lazer, o convívio com a família e vêm cobrar, discutir, sugerir as ações em prol da segurança pública”, diz.

Participaram da reunião a coordenadora estadual dos conselhos comunitários de segurança, Michele Lourenço Cabral, o subcomandante-geral da PM, coronel Cesar Alberto Souza, além de oficiais e praças da corporação de diversos batalhões e companhias de Curitiba e região metropolitana que integram os conselhos comunitários.