Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
05/12/2012

Moraes parabeniza Cope por operação contra cursos fraudulentos

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, parabeniza a Polícia Civil do Paraná pela operação que resultou na prisão de 24 pessoas acusadas de envolvimento em fraudes na oferta de cursos à distância. O resultado da Operação Athenas foi divulgado nesta terça-feira (4) pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

A organização não governamental Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional (ITDE) é acusada de obter ilegalmente R$ 50 milhões. Segundo o delegado do Cope, Hamilton Cordeiro da Paz, o ITDE foi montado por Marcos Aurélio Paterno, 67 anos, que usava funcionários e parentes como “laranjas” para praticar as fraudes.

A ong fazia convênios com diversas faculdades e universidades, apesar de não possuir autorização do Ministério da Educação para funcionar.

As fraudes eram cometidas por meio da compra de notas fiscais (sem a devida prestação dos serviços), na apuração de resultados financeiros, na criação de empresas de fachada para a transferência do dinheiro e com a adulteração nos registros dos alunos matriculados.

Os presos vão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.