Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
12/12/2012

Legislativo presta homenagem ao Coronel Roberson Bondaruk

Por proposição do deputado Mauro Moraes, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, o Coronel Roberson Luiz Bondaruk, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, recebeu ontem o título de Cidadão Benemérito do Paraná, em homenagem aos 30 anos de dedicação na PMPR.

O parlamentar afirmou que a solenidade representa a gratidão da sociedade paranaense ao comandante da PM, que desenvolve uma atividade de suma importância para todos os cidadãos do estado e do país. A sessão especial contou com as presenças de inúmeras autoridades, familiares e convidados, bem como de oficiais e praças da corporação.


Ao ser nomeado para o cargo de comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, o coronel Roberson Luiz Bondaruk estava servindo na Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná como coordenador de Segurança Comunitária. Ele é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e foi promovido ao posto de coronel em 2007. O coronel Bondaruk nasceu em 11 de julho de 1962, em Curitiba; é filho de Waldomiro Bondaruk e Maria de Lourdes Benetti Bondaruk; e é casado com Maria Nair Decher Bondaruk, com quem tem quatro filhos.

Currículo – Sua carreira na PM iniciou quando assentou Praça na Corporação, em 16 fevereiro 1981, como cadete do 1º Curso de Formação de Oficiais. Ele já comandou o Regimento Coronel Dulcídio (Polícia Montada), foi subchefe do Estado Maior da PMPR, dirigiu a Academia Policial Militar do Guatupê e foi diretor de ensino da PMPR.


Formado oficial da Polícia Militar pela Academia Policial Militar do Guatupê (1983), fez o curso de aperfeiçoamento de oficiais na Polícia Militar de São Paulo (1996) e concluiu em 2006 o curso de doutoramento em Estratégias de Segurança Pública, na Academia Policial Militar do Guatupê, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Recebeu diversas medalhas e títulos, dentre elas a Medalha Coronel Sarmento, por relevantes serviços prestados à Polícia Militar do Paraná, e a Medalha Policial Militar de Ouro, por 30 anos de bons serviços.


Autor de 16 publicações e nove livros especializados na área de segurança pública, o coronel tornou-se referência pelo desenvolvimento de pesquisas na área de prevenção de crimes, que foram objeto de dois de seus principais livros: A Prevenção do Crime Através do Desenho Urbano (2007) e Design Contra o Crime: prevenção situacional do delito através do design de produtos (2006). Nas duas obras, o autor apresenta soluções práticas para prevenir a ação de marginais em residências, empresas, em espaços públicos urbanos e no uso de roupas e adereços pessoais.


Em 2009 o comandante conquistou o prêmio Hermès de L`innovation, na categoria Inovação e Desenvolvimento Humano, pelo projeto Design Contra o Crime, realizado em parceria com o SENAI/PR. O prêmio é concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas e foi entregue em Paris, durante o 2º Encontro Nacional dos Diretores de Inovação.