Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
13/06/2008

Moraes diz que trabalho infantil deve ser erradicado do Paraná

Pesquisa do IBGE informa que a Região Sul lidera o rank de trabalho infantil, possivelmente por sua vasta área agrícola, onde ocorrem as maiores irregularidades. E dentro desta região, o Paraná lidera com o alto índice de 18,3% de crianças e jovens entre 5 a 17 anos que trabalham, quando a CLT proíbe o trabalho até 14 anos e exige que entre os que têm entre16 e 18 anos, os jovens não podem trabalhar em lugares insalubres ou em atividades que exijam esforço maior que sua capacidade, tanto mental quando física.

Moraes considera altamente nociva esta situação, uma vez que fora da escola e com atividades irregulares, os jovens acabam no futuro próximo, sendo alvos fáceis para o tráfico de drogas, por exemplo, onde se ganha dinheiro mais facilmente e aparentemente sem esforço ou prejuízo.”Lugar de criança é na escola e o índice alto de irregularidades no setor de trabalho infantil em nossa área rural, desmerece nosso Estado”, afirmou.

Segundo a pesquisa, em Curitiba existem 506 processos no Ministério Público do Trabalho sobre irregularidades no trabalho infantil, perdendo apenas para Foz do Iguaçu com 732 denúncias. “Devemos estar atentos a todo tipo de violência, uma vez que este abuso cometido contra a criança vai gerar mais violência num futuro próximo, o que deve ser evitado a qualquer preço.”, finalizou.