Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
27/03/2013

BPRv intensificará policiamento nas rodovias estaduais durante o feriado de Páscoa



Durante a “Operação Páscoa” o BPRv terá um efetivo policial 30% maior do que o normal, que estará monitorando as rodovias paranaenses, que seguem para o litoral ou para o interior do estado. “A intenção é aumentar a fiscalização para combatermos as infrações de trânsito, principalmente o excesso de velocidade, os abusos nas ultrapassagens e a embriaguez ao volante”, ressalta o major Bruno.

“É importante que as pessoas estejam atentas e evitem estas infrações de excesso de velocidade e ultrapassagem perigosa que podem resultar em acidentes gravíssimos”, afirma o Subcomandante do BPRv. Serão utilizados radares eletrônicos e bafômetros em pontos específicos das estradas para auxiliar no policiamento.

Para o major Bruno, é necessário ressaltar aos motoristas que verifiquem as condições do veículo, como freios e faróis, antes da viagem e cumpram as leis de trânsito. “Todos os quesitos relacionados à segurança das pessoas que utilizarão daquele meio de transporte devem ser revisadas, pois qualquer descuido pode ser fatal”, disse.

Além da realização de exames etilométricos (bafômetro), do uso de radares móveis e dos bloqueios, o BPRv intensificará as fiscalizações relacionadas ao uso do cinto de segurança, da cadeirinha, documentação obrigatória como licenciamento, IPVA e a carteira de habilitação.

CADEIRINHAS - O transporte das crianças deve ser feito de acordo com a legislação em cadeirinhas apropriadas para cada faixa etária. A regra é que recém-nascidos e bebês até 13 kg ou um ano de idade devem ser acomodados no “bebê-conforto”, em leve inclinação, voltados para o vidro traseiro. Crianças com peso entre 9 e 18 quilos (até 4 anos de idade) devem ser colocadas na “cadeirinha”, no banco de trás, e voltadas para frente.

Já as crianças maiores, até 36 quilos ou 10 anos, devem estar em assentos de elevação presos ao banco traseiro com cinto de três pontos. Crianças acima de 36 quilos ou 1,45 metros de altura já podem utilizar o cinto de segurança convencional.

fonte: Assessoria PM