Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
25/04/2013

Quarta edição da megaoperação Nhapecani é lançada pela PM em todo o Paraná



Durante a operação serão montados mais de 350 pontos de bloqueio nos quais os policiais realizam batidas e abordagens, fiscalizam veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais, em busca de armas, drogas e foragidos da justiça. No total serão empregadas mil viaturas incluindo todas as forças policiais. Somente em Curitiba e Região Metropolitana são 150 pontos de bloqueio.

A incidência de crimes violentos contra a pessoa (homicídios, latrocínios e lesões corporais) e contra o patrimônio (furtos e roubos), tanto às residências contra o comércio, assim como os casos de roubos e furtos em veículos são reduzidos com esta ação, que já está na quarta edição. “Para atingir estes objetivos, a operação terá uma abrangência estadual, com a interdição de áreas de interesse policial por ações pontuais”, afirma o coronel Péricles de Matos, Comandante do 6º CRPM, Coordenador Operacional da Polícia Militar e da Operação Nhapecani no Paraná. “Durante a operação, os policiais não medem esforços na realização de suas atividades para melhor proteger a população”, completa.

Pela PM, os batalhões especializados também participam das ações, sendo eles: o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon), os quais devem atuar em conformidade aos Comandos Regionais de onde atuam. Além deles, participam o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Policia Guarda (BPGD) e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).

NHAPECANI - A operação, que está na quarta edição, surgiu ao longo das reuniões periódicas feitas com todos os setores de inteligência e em parceria com os órgãos participantes. Outras edições da operação obedecem a um planejamento antecipado e à observação dos índices estatísticos de criminalidade, sem data específica ou horário determinado.

RESULTADO - A terceira edição da “Operação Nhapecani”, realizada em março deste ano, abordou 33.984 mil pessoas, sendo 156 delas detidas e 41 apreendidas. Além disso, as equipes policiais vistoriaram 19.476 mil veículos, dos quais 466 foram apreendidos e nove recuperados. Mais de 10 kg de maconha e 11.149 pedras de crack também foram encontrados e 20 armas de fogo apreendidas. “Esperamos manter os resultados positivos”, finaliza Péricles.

Fonte: PM/PR