Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
01/08/2007

Deputado discorda de projeto que proíbe novas vagas em Medicina

Para Moraes, o País tem necessidade de mais médicos e o governo federal, inclusive, deveria se manifestar propondo a construção de novas universidades federais em diversas regiões do Brasil, onde a média de médicos por habitante é bastante baixa. Segundo afirmativa do autor da proposição, existem no Brasil 470.374 médicos. Considerando que a população atual, conforme o IBGE chega a quase 190 mil, temos uma média de 01 médico para 402 habitantes. O razoável aprovado pela Organização Mundial de Saúde-OMS, diz que o número desejável de médicos é de 01 para cada mil habitantes.

Opinião

O parlamentar peemedebista acredita que se o projeto tem o objetivo de evitar a má qualidade na formação de médicos, a fiscalização e obrigatoriedade na criação de boas faculdades seria um ponto a ser discutido. “Existem regiões brasileiras, como o Norte e o Nordeste, que apresentam deficiência no número de médicos que estão concentrados no Sudeste e Sul do Brasil”, afirmou Moraes que considera, ainda, que mesmo no Sul, “temos falta de profissionais, haja vista as filas nos atendimentos públicos de saúde”.

Para o parlamentar, a solução para o problema envolve um campo mais abrangente, e uma das determinações deveria ser a obrigatoriedade dos médicos recém-formados exercerem a profissão, por um período de tempo, em locais onde houvesse a necessidade destes profissionais. ”Daí a sugestão da criação de faculdades nas regiões deficientes, o que evitaria a fuga de estudantes para centros maiores, permanecendo nestas regiões depois de formados evitando a desigualdade do número destes profissionais”, concluiu Moraes, que espera que o projeto não seja aprovado pelo Congresso.