Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
11/06/2013

Moraes acompanha instalação de UPS em São José dos Pinhais

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, participou, hoje pela manhã, da inauguração da Unidade Paraná Seguro na cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Está é a 14ª UPS do Programa Paraná Seguro.

O bairro escolhido para a primeira UPS de São José dos Pinhais foi o Guatupê, região que concentra grande número de ocorrências policiais. “Assim como vem ocorrendo nas localidades que possuem UPS, São José dos Pinhais poderá comemorar a redução da criminalidade”, disse o deputado em discurso que foi acompanhado por moradores do município e autoridades.

Participaram ainda da cerimônia o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk, e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto.

A UPS abrange os bairros Guatupê, Ipê e Cristal. A região é habitada por 34,5 mil pessoas e foi escolhida pelos índices de criminalidade. No período de 12 meses, a Polícia Militar registrou 32 mortes violentas naquela região.

O projeto da UPS emprega na prática os conceitos de polícia cidadã, próxima dos habitantes, que estabelece uma relação de confiança com os profissionais da segurança pública. O efetivo policial fica de forma permanente na localidade. As regiões escolhidas para instalação de uma UPS têm como base o índice de criminalidade (mortes violentas, furtos e roubos) registrado.