Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
03/09/2013

Fugas são frequentes em delegacias do Paraná

As fugas e tentativas de evasão dos presos viraram algo corriqueiro e parte integrante da rotina nas delegacias de polícia do Paraná. Desta vez, três detentos fugiram da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DRFV) de Curitiba, no bairro Vila Izabel, na manhã desta segunda-feira, 2. A fuga ocorreu por volta das 11h30, mas cerca de cinco minutos após a ocorrência os presos já haviam sido recapturados.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do estado (Sesp), uma equipe do Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil (Cope) realizava uma varredura na carceragem para ver se encontravam instrumentos que possam ter facilitado a fuga. A Sesp ainda não sabe informar como os detentos fugiram. O órgão também não soube dizer quantas pessoas estavam detidas na delegacia no momento do fato.

Vale destacar que a carceragem da delegacia tem capacidade para 40 presos e no momento há 131. Os detidos tentaram fugir durante da transferência entre as celas. A DFRV vive com problemas de superlotação há muito tempo, a exemplo de outras delegacias abarrotadas de preso. Ainda pela manhã, uma operação bate-grade é feita na carceragem para garantir que não haja mais risco de fuga.

O Sinclapol averigua ainda outros casos similares que ocorreram neste final de semana, no 5º Distrito de Policia da capital e em Matinhos. A cada dia a situação nas carceragens das delegacias de polícia piora. Presos ocupam minúsculos espaço, sofrendo total desrespeito aos direitos humanos e policiais seguem amordaçados pelo sistema carcerário. Em vez de investigarem, agem como verdadeiros "babás" de presos, em pleno desvio de função.

Fonte: Sinclapol