Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
09/09/2013

Sistema prisional no Paraná ainda é precário, diz Moraes

Para o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, o sistema prisional do Paraná precisa passar por um processo urgente de reformulação. As ações emergenciais incluem, de acordo com o parlamentar, maior investimento financeiro por parte do Estado, bem como mão-de-obra qualificada e bem remunerada.

Os agentes penitenciários estão acampados em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado, desde o início do mês de setembro. Os profissionais cobram melhorias essenciais para garantir maior segurança nos presídios e reconhecimento salarial. “É uma reivindicação justa e que certamente será atendida dentro do Programa Paraná Seguro. Temos que manter a atenção do governo para o fato de que esses agentes estão expostos diariamente aos mais variados riscos”, comenta Moraes.

O parlamentar argumenta ainda que, sem investimento e tratamento adequados, os problemas relacionados ao sistema prisional migram para outras áreas. “Temos que pensar a segurança pública como um amplo conjunto de ações e medidas essenciais para manter a ordem. Não há como negar a importância do trabalho dos agentes penitenciários neste contexto”, frisa.