Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
03/10/2013

Cartilha voltada para segurança no comércio é distribuída pela Polícia Militar na região Sul de Curitiba

Quem não previne o crime colabora com ele. Pensando nisso a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através de um projeto do Governo do Estado, fez a releitura de algumas cartilhas de segurança voltadas para cuidados básicos para mulheres, na residência e aos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG’s).

Nesta quarta-feira (02/10) a cartilha por um comércio mais seguro foi distribuída na rua Ernesto Germano Francisco Hanemann, no bairro Tatuquara em Curitiba (PR). A ação também aconteceu na tarde deste mesmo dia no bairro Sítio Cercado, na região sul da capital do estado.

O material, que resultou de uma pesquisa de criminalidade da PM no ano de 2006 em 101 estabelecimentos comerciais de Curitiba, traz orientações para a adequação do espaço comercial pensando na melhora dos níveis de segurança, aplicando os conceitos da Prevenção do Crime e utilizando da Arquitetura Contra o Crime, livro elaborado pelo Comandante Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.

A cartilha faz um panorama do que é arquitetura contra o crime, como a vigilância natural, o reforço territorial, o controle de acesso, a localização da edificação no terreno, a estrutura de um estabelecimento comercial, além de questões como a exposição ou posição do estoque e de mercadorias, posicionamento do caixa, dispositivos de segurança, câmeras e alarmes.

Todas as dicas e orientações são ilustrativas, trazendo de forma explicativa como o comerciante pode agir em determinadas situações. A cartilha, que foi revisada pelo coronel Roberson, já havia sido lançada pela PMPR anteriormente e faz parte de uma série idealizada pelo Governo do Estado, mas teve seu conteúdo reformulado e seu design modernizado.

Também foram inclusas figuras que representam os exemplos citados e situações comuns que condizem com nossa atualidade. O texto tem uma linguagem simples, de fácil compreensão para que todas as pessoas possam ter um bom entendimento.

Fonte: Assessoria PM/PR