Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
20/11/2013

Operação Verão terá mais BMs e PMs

O contingente de bombeiros que trabalharão na temporada de verão, no Litoral, deve chegar a 670, sendo 400 guarda-vidas, com reforço de efetivo de outras regiões do Estado. Também será ampliado o efetivo da Polícia Militar. Durante a temporada de verão, aproximadamente 3 milhões de pessoas visitam o Litoral paranaense.

Trinta novos postos de guarda-vidas estão sendo construídos pelo Governo do Estado nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e mais três na Ilha do Mel. As obras vão aumentar a segurança de banhistas durante a temporada de verão.

Os novos postos têm dois metros de altura, o que aumenta a visibilidade dos bombeiros, que pode alcançar raio de quatro quilômetros. Além disso,
Desde 2012, o Corpo de Bombeiros passou a adotar a tática de setores para atender a veranistas. A proteção das praias é separada por cinco setores, responsáveis por determinados postos.

A distância entre um posto de guarda-vidas a outro varia conforme a concentração de pessoas. Há lugares onde poucas pessoas costumam frequentar e a distância entre um ponto a outro chega a um quilômetro. Outros, no entanto, necessitam de mais guarda-vidas devido à grande concentração de banhistas, como a Praia Centra de Guaratuba e a Praia de Caiobá, em Matinhos.