Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
18/12/2013

PM divulga efetivo de 2.889 policiais e bombeiros para a Operação Verão

A Polícia Militar adiantou, nesta terça-feira (17), o esquema de segurança da Operação Verão Paraná 2013/2014. Serão empregados 1.923 policiais militares e 966 bombeiros no Litoral e nos balneários da Costa Oeste. O efetivo usará viaturas, motos e terá apoio de helicópteros para ações policiais e de resgate.

A Operação Verão será lançada oficialmente pelo governador Beto Richa, nesta sexta-feira (20), às 15h, na Praça Central de Ipanema, em Pontal do Paraná . O esquema especial para a temporada de verão segue até depois do Carnaval e deve ser desmobilizado apenas em 10 de março.

“Estamos preparados para recepcionar turistas e para proteger a população local com tropa especializada e treinada para atividades operacionais, como fiscalização de trânsito, abordagens, prevenção, policiamento comunitário, orientações, patrulhamentos aéreos, salvamentos e buscas”, garante o subcomandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos.

De acordo com estimativas da PM, de 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas devem escolher o litoral paranaense para as festas de fim de ano. “Durante toda a temporada de Operação Verão devem circular pelo Litoral cerca de 11 milhões de veranistas”, projeta o tenente-coronel Rui Rota da Purificação, coordenador operacional da Operação Verão, no Litoral.

PRAIAS – No Litoral, os veranistas encontrarão viaturas recentemente adquiridas pelo Governo do Estado, em policiamento presença, patrulhamento ostensivo e repressivo, abordagens e orientações. Na orla, os policiais circularão motorizados, a pé, de motocicletas e bicicletas. Na areia, policiais distribuirão pulseirinhas para as crianças, nas quais serão anotados o nome e o telefone de um responsável.

O Corpo de Bombeiros estará em toda a extensão do litoral, com 30 postos, equipamentos e com guarda-vidas para evitar afogamentos e desaparecimentos. O Governo do Estado está construindo novas estruturas para postos de guardas-vidas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e mais três na Ilha do Mel. Os novos postos têm dois metros de altura, o que aumenta a visibilidade dos bombeiros, que pode alcançar raio de quatro quilômetros.

ESTRADAS - Nos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais, policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fiscalizarão motoristas, com radares fotográficos e bafômetros, e darão orientações em relação à segurança do veículo e das pessoas.

O Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) terá helicópteros para fiscalização, patrulhamento aéreo e resgate de vítimas de acidentes de trânsito e de afogamento. As unidades especializadas da PM, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além do serviço reservado, também reforçarão a segurança de veranistas e moradores.