Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
13/01/2014

Moraes fala sobre os desafios para a segurança pública em 2014

A redução das estatísticas relacionadas ao crime e a reposição do efetivo policial compõem a pauta de assuntos prioritários a ser discutida entre a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa e o governo do Estado logo nas primeiras semanas de 2014.

Segundo o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Mauro Moraes, muitos temas pendentes desde o ano passado, como é o caso da contratação de policiais civis, farão parte de uma pauta emergencial a ser tratada com o governo do Estado ainda no mês de janeiro. “São casos urgentes e que não podem aguardar o reinício das sessões em Plenário e reuniões oficiais da Comissão de Segurança. Mesmo durante o recesso parlamentar, o tema foi amplamente discutido com setores do governo”, comenta o parlamentar.

Durante o período em que a Assembleia Legislativa manteve fechado o prédio que abriga os gabinetes de parlamentares, de meados de dezembro até a primeira semana de janeiro, o deputado também discutiu com o governo a continuidade do processo de seleção de policiais e bombeiros militares. “Temos uma lista extensa de candidatos aptos na parte inicial do concurso e que aguardam o teste físico. Além da ansiedade de quem passa pela seleção, o governo deve levar em consideração a necessidade de reposição das tropas para garantir a segurança durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol, em Curitiba”, destaca.

Além da reposição dos efetivos das polícias civil e parlamentar, Moraes defende ainda a ampliação do quadro de profissionais vinculados ao Departamento de Execução Penal (Depen). “O governo construirá mais de 20 novas unidades prisionais. Haverá grande demanda de agentes penitenciários”, explica o deputado.