Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
10/02/2014

Comissão de Segurança discutirá experiência adotada pela Itália no combate ao crime organizado

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Mauro Moraes, oficializou ontem uma parceria com o Senado Italiano para discutir no Paraná o sucesso da operação “Mãos Limpas”, campanha iniciada na década de 90 na Itália para combater o crime organizado.

A parceria entre o Paraná e o Senado Italiano foi oficializada durante sessão ordinária desta segunda, 10, com a presença do senador Domênio Scilipoti. O convite partiu do presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa. “Os deputados tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente um dos integrantes da força-tarefa italiana que reduziu significativamente a atuação do crime organizado naquele país”, destaca Moraes.

Segundo o parlamentar, através da Comissão de Segurança, Brasil e Itália manterão uma parceria para discutir temas relacionados ao crime e suas formas de atuação. “Ponto central desta cooperação está a adoção de mecanismos que possam nos dar uma leitura geral do crime, ou seja, que setores da economia, política, meio ambiente e tantos outros possuem um mesmo núcleo criminoso. Está tudo interligado. Por isso é preciso agir como uma força-tarefa, com o envolvido das forças de segurança, autoridades políticas e sociedade civil organizada”, sugere.

Domênico Scilipoti convidou Moraes para um seminário que será promovido pelo Senado italiano em abril, momento em que o presidente da Comissão de Segurança falará a respeito das medidas tomadas no Paraná contra o crime organizado e, sobretudo, sobre as ações que poderão ser adotadas com base em campanhas bem sucedidas, como a Mãos Limpas.