Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
12/09/2008

Segurança carece de propostas objetivas, diz Mauro Moraes

Segundo o parlamentar, a estatística da violência não tem provocado a reação de autoridades. Pelo contrário, o deputado lembrou de dois vetos do Executivo aos projetos de sua autoria, ambos relacionados à participação da sociedade civil em medidas voltadas à segurança.
Em 2007, Moraes apresentou um projeto de lei para garantir a divulgação de informações da Secretaria de Segurança Pública sobre os índices de violência em todo o Estado. Apesar de aprovado na Assembléia Legislativa, o Executivo vetou a proposta. O mesmo ocorreu com outro projeto do peemedebista, cujo objetivo era a troca de informações entre a policia e a comunidade para capturar bandidos através da distribuição de retrato falado de marginais e detalhes do crime.
“O projeto tem outro escopo, talvez mais importante do que a mera perseguição de criminosos, que cometeram infração penal isolada ou a praticam em série. Na verdade, une-se a esse objetivo o de prevenir outros crimes, na medida em que a prisão facilitada por uma profícua interação da instituição policial com a comunidade produza a interrupção de uma seqüência de crimes e confira segurança à coletividade ameaçada pela delinqüência”, justifica o parlamentar.