Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
28/02/2014

PM lança Operação Carnaval 2014 com monitoramento de alta tecnologia no litoral

A Polícia Militar do Paraná inicia nesta sexta-feira (28) a Operação Carnaval 2014 nos municípios do litoral paranaense, com a chegada de aproximadamente 2 milhões de veranistas e turistas. A operação, que terá início às 18 horas desta sexta-feira e segue até o final da noite de quarta-feira de Cinzas (05), contará com monitoramento de alta tecnologia que será feito por meio dos Centros de Comando e Controle Móveis, que atuarão em pontos estratégicos.

Os caminhões – que farão a segurança durante o período da Copa do Mundo 2014 – possuem câmeras com tecnologia infravermelha, televisores, telefones e terão geradores de uma rede sem fio (wi-fi). Eles também são adaptados com sistemas de comunicação, videomonitoramento e gestão de eventos. "Buscamos oferecer segurança de qualidade às famílias e foliões que decidiram passar o feriado de Carnaval no litoral paranaense, e para que isso ocorra o Governo do Estado e a Polícia Militar não estão medindo esforços", afirma o subcomandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos.

Além dos caminhões, o policiamento da Costa Leste, que já conta com cerca de 2 mil policiais militares estaduais de diversas unidades, para o feriado recebe um reforço de mais policiais do serviço administrativo da corporação, de cadetes da Escola de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e da Escola de Formação de Soldados do 9º Batalhão da PM — unidade responsável pelo litoral do estado —, os quais atuarão em estágio operacional, supervisionados.

A Polícia Militar realizará ações e operações nos festejos carnavalescos a fim de proteger a vida, o patrimônio e as relações sociais das pessoas, de garantir e preservar a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, preservar o meio ambiente, realizar fiscalizações juntamente com as esferas federal, estadual, municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Federal, Vigilância Sanitária e outras forças de segurança pública.

Os policiais farão orientação aos foliões e repressão de qualquer fato que possa colocar em risco a tranquilidade das pessoas. Haverá policiamento ostensivo, a pé e motorizado, além de policiamento com motos, bicicletas e com cães. Próximos aos desfiles, trios elétricos e entradas de bailes públicos serão feitos policiamento ostensivo e de trânsito.

TRÂNSITO – Também será intensificado o policiamento de trânsito urbano (cidades) e rodoviário (rodovias) para prevenção de acidentes e a repressão às infrações. A poluição sonora (perturbação do sossego e da tranquilidade) e a embriaguez ao volante serão fiscalizadas por todos os policiais que participam da Operação Verão Paraná Costa Leste.

Fonte: SESP/PR