Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
05/03/2014

Operação Verão aumenta índice de apreensão de drogas no litoral

O relatório operacional dos dois primeiros meses da Operação Verão Paraná 2013/2014, divulgado pela Polícia Militar do Paraná na última sexta-feira (28/02), aponta aumento de 154% no índice de apreensão de crack e de 179% no de maconha no litoral paranaense. Na temporada do ano passado foram apreendidos 1.7kg de crack e 7.9kg de maconha contra 2.7kg de crack e 14.3kg de maconha nesta temporada. A apreensão de cocaína, por sua vez, reduziu em 79%, caindo de 728g para 158g.

Segundo o capitão César Kamakawa, Coordenador Operacional da Operação Verão Paraná 2013/2014, enfatiza que mesmo havendo este aumento nas apreensões em relação ao ano passado, nas duas temporadas a apreensão de drogas foi menor, perto do esperado, já que o trabalho da PM em relação ao tráfico de drogas foi intenso durante a baixa temporada.

“No ano passado, entre agosto e dezembro, apreendemos 695 kg de maconha, 5kg de crack, 1,1kg de cocaína e prendemos mais de 100 pessoas ligadas ao tráfico de drogas, sendo que em apenas uma das apreensões a PM registrou a maior quantidade de maconha já apreendida em toda a história do litoral: 677kg. Juntamente com as demais prisões e apreensões, esta atividade criminosa sofreu grande impacto na sua estrutura além de várias quadrilhas de roubo serem tiradas de circulação, as quais vinham de Curitiba e RMC para agir no litoral, ou seja, fizemos uma limpeza deste tipo de crime no litoral paranaense para esperar os veranistas”, ressalta Kamakawa.

Ainda de acordo com ele, o aumento na quantidade de drogas apreendidas, na verdade, é porque a Polícia Militar ainda está dando continuidade ao combate do tráfico de drogas, “contando sempre com o apoio fundamental do Ministério Público e Poder Judiciário”. “O apoio da população também é fundamental, pois as denuncias que a nós chegam auxiliam e nos levam à prisão de diversos traficantes e à apreensão de drogas”, disse.

Fonte: Aenotícias