Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
21/03/2014

Moraes cobra urgência na ampliação do quadro de agentes penitenciários

Cumprido o acordo feito entre as secretarias de Segurança Pública e da Justiça, para que todos os presos fossem transferidos das delegacias de Curitiba para penitenciárias estaduais, o quadro de agentes penitenciários passa a ser flagrantemente insuficiente para atender a demanda nas unidades prisionais do Estado. Para suprir esta defasagem, o governo precisa encaminhar ao Poder Legislativo um projeto de Lei para ampliar o quadro de profissionais.

Uma mensagem governamental com o propósito de criar novas vagas para agentes penitenciários já foi discutida pelas secretarias da Justiça e Administração. “O tema já foi amplamente discutido e não há mais razões para adiar o envio de um projeto para a Assembleia Legislativa”, diz o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

Na avaliação do parlamentar, o governo precisa suprir imediatamente a defasagem de profissionais nas penitenciárias e treiná-los adequadamente para evitar e enfrentar rebeliões e motins. “São situações [rebeliões e motins] que se repetem e que exigem uma ação imediata”, cobra.