Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
31/03/2014

Em dois anos, UPS Uberaba diminuiu pela metade número de mortes violentas

A primeira Unidade Paraná Seguro (UPS), instalada no bairro Uberaba, em Curitiba, completou dois anos neste mês de março, diminuindo os índices de criminalidade na região. De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública, o número de mortes violentas no bairro caiu 55% entre 2011 e 2013. De janeiro a dezembro de 2011, 31 pessoas foram assassinadas na região, contra 14 vítimas de mortes violentas no mesmo período de 2013.

A diminuição dos índices de furtos e roubos também merece destaque. No ano anterior à instalação da UPS, o número de roubos registrados na região chegou a 142 casos. Dois anos depois, foram 55 casos, índice 61% menor. Já o número de furtos foi 2% menor.
Quem mais aprova o trabalho realizado pela UPS são os próprios moradores, que dizem se sentir mais seguros após a instalação da unidade.

Mais do que o policiamento ostensivo que garante a segurança da população, as ações nas UPS compreendem serviços de cidadania que beneficiam toda a comunidade. As atividades fazem parte do Programa de Ações Integradas de Desenvolvimento e Cidadania, iniciado um ano após a instalação das unidades.

Além do Uberaba, as Unidades Paraná Seguro estão instaladas em outras 13 localidades do Estado que apresentavam, historicamente, alto índice de criminalidade. Em Curitiba, as UPS estão instaladas nos bairros Parolin, Sítio Cercado (Vila Osternack), Tatuquara (Vila Ludovica), Cajuru (Vila Trindade) e CIC (vilas Sabará, Verde, Sandra, Nossa Senhora da Luz e Caiuá). Na Região Metropolitana de Curitiba, uma unidade atende as Vilas Zumbi dos Palmares e Liberdade, em Colombo, e outra os bairros Guatupê, Cristal e Ipê, em São José dos Pinhais. No interior do Estado, as UPS estão instaladas no Jardim Interlagos, em Cascavel, e no Jardim União da Vitória, em Londrina.

Além do Paraná Seguro, o governo tem realizado uma série de ações que estão contribuindo para baixar os índices de violência em todas as regiões do Estado. Uma delas é a maior contratação de policiais da história do Paraná. No início da atual gestão, em 2011, o efetivo da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro era de aproximadamente 17 mil profissionais. Hoje, são cerca de 21,2 mil militares em atuação.

Fonte: Assessoria PM