Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
12/05/2014

Superlotação em delegacias faz nova vítima

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, lamenta a morte do agente de cadeia pública, vítima de bandidos que invadiram a delegacia sede de Colombo, nesta segunda-feira, com o intuito de auxiliar a fuga de detentos. Segundo o parlamentar, o ocorrido só reforça a necessidade imediata de remoção de todos os presos que são mantidos de forma omissa nos distritos policiais.

A delegacia estava lotada com 84 detentos, embora com capacidade para 24. “Essa situação é recorrente em nossas delegacias. Em muitas delas, um único investigador fica responsável por presos durante o plantão da madrugada. Isso é inadmissível”, diz Moraes.
O parlamentar voltou a cobrar da Secretaria de Estado da Justiça maior empenho na execução do processo de transferência de presos para o sistema prisional. “Não é correto causar a superlotação para depois promover mutirão para transferência”, alerta.

O Sinclapol admite que investigadores de polícia estão dispostos a dar início a uma greve caso não haja uma solução definitiva para a superlotação das delegacias. “A Comissão de Segurança apoio a iniciativa dos policiais. A SEJU tem sido omissa, colocando em risco a vida dos profissionais que estão deslocados de suas funções”, afirma Moraes.